PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA REALIZA CERIMÔNIA DE DIPLOMAÇÃO E POSSE DOS GESTORES ESCOLARES MUNICIPAIS

Publicado em: 02/08/2023

Um total de 59 gestores aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Preenchimento e Formação de Banco de Reserva para Provimento do Cargo em Comissão de Gestor Escolar das Escolas da Rede Municipal de Ensino, promovido pela Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria de Educação, tomaram posse nesta quarta-feira (02), às 19h30min, no auditório da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Os aprovados participaram da cerimônia de diplomação e posse. No ato da posse coletiva, que representa um marco significativo para o desenvolvimento educacional de nossa cidade.  O mandato será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, ressalvado os casos de destituição motivada, conforme Lei Municipal nº 23 de 17 de agosto de 2022.

Neste importante evento, os novos gestores celebraram o compromisso por uma gestão escolar pública democrática e de qualidade, no qual constam responsabilidades referentes à prestação de contas, transparência na gestão, o alcance de metas, vinculadas à qualidade do ensino e da aprendizagem, entre outras.

Karla Nascimento falou da satisfação de estar em um município que cresce com o comprometimento e valorização dos educadores. "Esse processo de escolha dos gestores escolares representa desenvolvimento, avanços, crescimento pedagógico e profissional, e traz muito claro o processo democrático, que foi baseado em critérios, conforme a Lei do novo FUNDEB, onde todos os municípios e os estados devem se habilitar para receber esse recurso. Uma das condicionalidades da lei é a escolha dos gestores escolares com base nos critérios de mérito e desempenho. Com isso, a Rede Municipal de Ensino fez esse Processo Seletivo que aconteceu em três etapas. Hoje nós estamos aqui com o primeiro grupo de gestores escolares, que passaram por essa seleção”, disse.

“A Rede Municipal de Ensino, hoje, tem uma Lei que trata da escolha dos gestores escolares, essa lei, eu agradeço ao legislativo, em nome do prefeito Aluísio, que entendeu a importância que essa lei traz para as políticas educacionais do município, e isso foi muito bem acolhido pela Câmara Municipal que votou em tempo hábil para que o município de Açailândia pudesse realizar o processo seletivo dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal. Como hoje, Açailândia é um dos primeiros municípios habilitados para receber o recurso do VAAR tendo como base a lei de escolha dos gestores escolares”, concluiu Karla.

Educação é um processo, e a Prefeitura de Açailândia não para de investir em melhorias em todos os setores, principalmente na educação do município. A gestão do prefeito Aluísio está cumprindo os requisitos de responsabilidade das políticas de educação, para garantir a continuidade de repasses federais à educação pública municipal, através do processo seletivo de escolha dos gestores, que antes acontecia por indicação política.

Segundo o prefeito Aluísio, o processo de seleção é a maneira mais democrática para escolha dos gestores escolares e parabeniza os aprovados. “A gestão municipal está empenhada em inserir um modelo de gestão democrática nas escolas municipais, esse processo de eecolha é mais um passo que damos na educação de nosso município. Este ato de diplomação e posse coletiva dos novos gestores escolares aprovados é um momento oportuno para brindar, reconhecer e valorizar os esforços de todos em prol de uma educação mais democrática e de qualidade. Houve um processo de formação escolar seguido de avaliações eliminatórias, o que testou os conhecimentos e a capacidade de gerenciamento escolar dos candidatos. Parabéns a todos os gestores escolares aprovados!”, destacou o prefeito.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você