PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA INAUGURA CASTRAMÓVEL

Publicado em: 16/11/2023

A Prefeitura de Açailândia realizou hoje, quinta-feira, dia 16 de novembro, a cerimônia simbólica de inauguração da primeira unidade do castramóvel no município. O evento aconteceu no pátio da Prefeitura e contou a presença do prefeito Aluísio Sousa, secretários, vereadores, defensores dos direitos dos animais, e demais convidados.

Agora temos uma unidade móvel exclusiva para fazer a castração de animais domésticos. Adquirida por meio de recurso de emenda parlamentar encaminhada pelo ex-deputado federal Edilázio Jr, solicitado pelo vereador Marcelo Oliveira.

“A gente sabe o quanto é importante castração de animais de rua, principalmente de gatos e gatas que se propagam com muita rapidez. Temos que agradecer ao município de Açailândia, por ter trazido esse importante equipamento público, que funcione e ajude esses animais de rua e as pessoas de baixa renda”, disse o voluntário da Liga do Bem, Diogo Magalhães.

“No dia de hoje, estamos recebendo e inaugurando nossa unidade de esterilização veterinária. O nosso castramóvel que vai nos possibilitar iniciar em nosso município, não somente os atendimentos clínicos, que a gente iniciou na nossa Unidade de Vigilância em Zoonoses, mas a partir de agora vamos iniciar também o atendimento cirúrgico de castração, esterilização animais de machos e fêmeas”, explica o secretário de saúde, Johnathas de Oliveira.

“Estamos realizando um grande sonho, que poderá beneficiar os animais de rua, animais das ONG’s e animais da população açailandense. Isso é um grande ganho para o município, e só o primeiro passo de muitas coisas que ainda vão vir em benefício dos nossos pets”, destacou a coordenadora clínica veterinária da UVZ, Fernanda Ellen.

“Foi um sonho, desde o primeiro dia que eu apresentei esse requerimento na Câmara. O pedido que fui a Brasília fazer com Edilázio. Quero agradecer aqui o ex-deputado federal Edilázio pela emenda. É algo que traz ganhos para nosso município e para todas as pessoas que tem pet, além de controlar os pets de rua também”, disse o autor do requerimento, o vereador Marcelo Oliveira.

O prefeito Aluísio demonstrou gratidão a todos os parceiros que possibilitaram à Administração Municipal estruturar a política pública para controle da população de cães e gatos. “Recebemos um convênio importante para saúde pública dos animais de nosso município de modo geral. Uma unidade com os equipamentos necessários para o pleno funcionamento do castramóvel. Agradecemos ao ex-deputado federal Edilásio Jr. e ao vereador Marcelo Oliveira”, pontuou o prefeito.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você