PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA E SENAR MARANHÃO REALIZAM CURSO COM MATERIAL RECICLÁVEL

Publicado em: 21/06/2023

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do empreendedorismo de forma sustentável e qualificar mulheres que trabalham com artesanato ou que desejam aprender essa atividade, a Secretaria Municipal da Mulher e o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural estão realizando um curso gratuito de artesanato com material reciclável.

A ação é mais uma iniciativa idealizada para beneficiar mulheres de famílias de baixa renda com a realização de um curso que vai ensiná-las técnicas de reaproveitamento de diversos materiais na fabricação de produtos artesanais a partir dos princípios ambientais da reciclagem, da reutilização e da redução dos resíduos sólidos gerados pela sociedade.

O curso foi ministrado pela instrutora Maria de Jesus do Senar. Ela falou sobre o curso, “O SENAR-Maranhão capacita essas mulheres para desenvolver habilidades e também para que possam receber educação ambiental. Elas saem da mesmice do dia-a-dia e aprendem a desenvolver novos talentos a baixo custo, porque reciclar é usar materiais que seriam descartados e transformá-los em peças de artesanato. Além de ser uma forma de lucrar, o artesanato é também uma terapia”, disse.

A aluna Jéssica Costa enfatizou a importância da oferta de capacitações que mudam positivamente a vida dos alunos. "É uma iniciativa muito interessante, porque a maioria das mulheres hoje precisam de algo para ocupar a mente, não só o trabalho doméstico e o serviço fora de casa, precisam de uma atividade para se descontrair dos muitos problemas. como estresse, ansiedade e depressão. E o artesanato é muito bom para isso, para ajudar”, explanou.

A agente administrativa da Secretaria da Mulher, Maria Lúcia, agradeceu ao prefeito e aos parceiros envolvidos no curso. “Agradecer ao prefeito Aluísio e ao parceiro SENAR que vêm trazendo cada vez mais capacitação para o nosso município. A secretaria conseguiu disponibilizar essa capacitação onde as mulheres vão aprender a fazer artesanato utilizando material reciclável, com a possibilidade de comercializá-los, gerando renda e descobrindo opções de ganhar dinheiro”, enfatiza.