PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA E CONAFER AVANÇAM COM O PROGRAMA " MAIS PECUÁRIA BRASIL"

Publicado em: 29/08/2022

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, órgão da Prefeitura de Açailândia, em parceria com CONAFER - Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais, avança com o programa "Mais Pecuária Brasil", onde os pequenos produtores são contemplados com o Projeto de Inseminação Artificial, uma das tecnologias mais importante no mundo, usada na reprodução e melhoramento genético dos rebanhos leiteiros e de corte da agricultura familiar, com a missão de proporcionar e fazer crescer a nossa cadeia produtiva no setor de carne e leite.

Convênio firmado através de acordo de cooperação técnica entre as partes, Prefeitura de Açailândia, via Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e a CONAFER - Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil, oferece, de forma totalmente gratuita, aos produtores de leite e criadores de gado da agricultura familiar novas técnicas e metodologias na criação de bovinos e produção de leite.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Antônio Filho, a prefeitura está disponibilizando a logística, visitas e cadastro dos agricultores, transporte e orientações com Técnicos da SEAGRI para o acompanhamento das atividades que serão executadas no período de 4 (quatro) anos. Ou seja, será feito um trabalho de sensibilização, conscientização e melhoramento genético do rebanho em nosso município. A nossa meta é atender todos aqueles criadores de gados da agricultura familiar da Zona Rural que almejam o melhoramento genético de suas raças. Espera-se atingir o máximo de interessados.

Neste final de semana, sábado (27/08), o secretário Municipal de Agricultura, Antônio Filho, e sua equipe realizaram o Protocolo de Inseminação no assentamento do Centro do Alcides. Foram inseminadas 27 matrizes, sendo: 05 na Fazenda Boa Sorte, de propriedade do Sr. Josimar; 12 na Fazenda Monte Verde, de propriedade do Sr. Antônio Francisco; e 10 na Fazenda Petrolina, de propriedade do Sr. Welinton Grama. A inseminação foi feita pelo veterinário, Jericon Chaves Romano, juntamente com os técnicos da SEAGRI e produtores da região.

“Os criadores estão bastante otimistas com a implantação desse Projeto. A produção em pequena escala é importante para o abastecimento do mercado interno e de sua subsistência do homem do campo. Daremos continuidade a essas atividades na próxima quarta-feira (31/08) no Assentamento Santa Clara. Espera-se atingir o máximo possível de participantes. Acreditamos na eficiência e credibilidade dessa ação, pois todos tem a ganhar no sentido tornar a nossa pecuária mais produtiva e valorizada. Só depende de nós”, disse.

O Programa Mais Pecuária Brasil ficará disponível para os produtores do município. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, na Rua Benjamin Constant, 393 - Bairro Jacu para realizar o cadastro.

ASCOM.