PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA E COMUCAA MINISTRAM CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA SERVIDORES

Publicado em: 17/10/2022

A abertura do curso foi realizada na UAB – Universidade Aberta do Brasil (antigo CAIC), no dia 17 de outubro e tem como objetivo trabalhar de forma teórico-prática as noções de Primeiros Socorros com 430 servidores das secretarias de Assistência Social, de Educação, da Saúde, da  APAE  e conselheiros do COMUCAA.

Presentes na solenidade de abertura Maria Cristina Silva (COMUCAA), Linderval de Moura (SEMUS), Arlene Sales (SEMAS), Djara Vasconcelos (SME), a equipe do COAPS: Rosélia Albuquerque, Eduardo Fábio e Francisco Evanio, Simone NEP’s, o ministrante do treinamento, Professor Daniel Caleb, além dos servidores que receberam o treinamento.

A capacitação atende as normas da Lei Lucas de nº 13.722/2018, que foi criada em outubro de 2018, para tornar obrigatória a realização de capacitação em noções de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado da Educação Básica, e a recreação infantil.

Tendo em vista que os acidentes são a principal causa da morte de crianças de 1 a 14 anos, a Lei Lucas é fundamental para garantir que esses ambientes estejam seguros e preparados para lidar com as adversidades. Ao preparar professores e funcionários é possível diminuir as consequências negativas de acidentes como quedas, engasgos, desmaios e outros a partir de um primeiro atendimento realizado no local, o que diminui o risco de consequências mais graves.

A programação do treinamento será com palestras nos dias 17, 18, 19, 20 e 24/10, ministradas pelo Bombeiro Civil Daniel Kaleb, e as palestras dos dias 26 e 27/10, estarão a cargo do também Bombeiro Civil Francisco José Pompeo da Silva, para professores e funcionários que atuam na educação básica e recreação infantil, funcionários que atuam juntos a terceira idade e funcionários da rede pública da política de saúde que atendem o público infantil.

Seguindo o seguinte cronograma: Cada dia de palestra terá 8 horas de duração, sendo 4 horas com uma exposição dialogada (parte teórica) e 4 horas de prática. Após a conclusão do curso os funcionários receberão Declaração de Participação contendo a carga horaria total do evento.