PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE CAPS INFANTO JUVENIL

Publicado em: 20/11/2023

Mais avanços para Saúde de Açailândia, foi aprovado o projeto de construção do CAPS Infanto juvenil.

Nesta segunda-feira, 20/11, o secretário de Saúde, Dr. Johnathas de Oliveira, anunciou uma vitória para nosso município, a aprovação junto ao Ministério da Saúde da construção do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Infanto juvenil.

Dr. Johnathas de Oliveira recebeu em seu gabinete representantes da Associação de Mães e Pais de Autistas de Açailândia (AMA), para revelar revelando um projeto visionário. A iniciativa busca garantir o atendimento de crianças e adolescentes do Açailândia, oportunizando o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, referentes ao artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Enquanto o novo equipamento não é entregue, o público infanto juvenil continuará sendo atendido no DASCA, situado na UBS do bairro do Jacu. Atualmente, mais de 700 crianças e adolescentes recebem atendimento.

Com o CAPS infanto juvenil em planejamento, Açailândia contará com um espaço dedicado para atender a população infantil e adolescente com sofrimento mental, uso de álcool e/ou outras drogas, além de consultas, terapias e atividades cruciais para o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

Para Johnathas, secretário de saúde, a unidade era uma demanda antiga da saúde e para a população açailandense. “Nós tivemos agora, no dia 17 de novembro, através da Portaria GM/MS Nº 1866, a felicidade de ser contemplado com mais um projeto, elaborado e apresentado para o Ministério da Saúde, para construção de mais equipamento de saúde pública, que é o CAPS Infanto juvenil, voltado para atender crianças de 0(zero) a 18(dezoito) anos de idade, com necessidade de atendimento na área de saúde mental. Estamos muito felizes em apresentar mais essa conquista da gestão do prefeito Aluísio para o município, em especial para representantes da Associação de Mães e Pais de Autistas de Açailândia, atendendo um pauta que eles apresentaram”, comemorou Johnathas.

A presidente da AMA - Associação de Mães e Pais de Autistas de Açailândia, Ana Cleia, ressalta que essa unidade é uma grande conquista para o município. “Essa é uma proposta que a Associação já havia apresentado para o Dr. Johnathas. A gente fica muito feliz em está recebendo este feedback. É uma vitória para toda comunidade autista de Açailândia e todas as pessoas com transtornos mentais, pois servirá para atender todos nós”, celebrou.

Mauritana Reis, associada da AMA, reforçou a importância da preocupação com a saúde mental e celebrou a aprovação do projeto. “Para nós da associação é um momento de grande emoção, pois apresentamos a proposta, e o Dr. Johnathas acolheu a nossa fala e trabalhou firmemente para conseguir trazer a implementação do CAPS Infanto juvenil para nossa cidade. Atendendo uma necessidade gritante, ainda mais com o aumento significativo casos de atendimento em saúde mental, que é uma questão de saúde pública e temos queter meios para tratar”, completou.

O prefeito Aluísio Sousa comemorou a aprovação do projeto. “É o começo da realização de um grande anseio da atual administração. O CAPS Infanto juvenil será um espaço de atendimento para crianças e adolescentes com necessidade de atendimento em saúde mental. O acolhimento dessas pessoas e de seus familiares é fundamental para a identificação das necessidades assistenciais delas. É um conforto para essas famílias, pois terá profissionais capacitados, dando o suporte necessário, com atendimentos psicossociais estratégicos”, disse.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você