PREFEITURA AVANÇA NO CADASTRAMENTO DO PROGRAMA “FOMENTO MULHER” NO ASSENTAMENTO NOVA CONQUISTA

Publicado em: 10/11/2021

A Prefeitura de Açailândia está avançando no cadastramento de famílias assentadas do município que serão beneficiadas e inseridas no Programa “Fomento Mulher” do Governo Federal em parceria com o Instituto Nacional e Colonização e Reforma Agrária - INCRA. A iniciativa viabilizada, por meio de cooperação técnica entre o município e órgão federal, prevê abertura de linha de crédito de R$ 5 mil para cada unidade familiar beneficiada.

Na parceria, o município, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, fica responsável em realizar o cadastramento das famílias interessadas e posterior auxílio e acompanhamento de implementação de cada projeto pela equipe de técnicos da SEAGRI que foi treinada e já começou o trabalho de cadastramento, apresentando para as mulheres dos assentamentos rurais essa nova oportunidade.

A SEAGRI já realizou o trabalho de cadastramento no Assentamento Califórnia e na terça-feira, 09/11, o secretário da pasta, Antônio José Ferreira Lima Filho, acompanhado do engenheiro agrônomo, Cristiano Neto, levou os servidores da secretaria para o Assentamento Nova Conquista, onde teve a continuidade no cadastramento que vai alcançar todas as famílias assentadas nas demais agrovilas do município.

A estimativa é que o programa venha a beneficiar aproximadamente maios ou menos 316 famílias nessa primeira etapa e mais 300, na segunda etapa, por meio das atividades desenvolvidas exclusivamente pelas mulheres. A proposta do “Fomento Mulher” é fomentar a implantação de projetos produtivos, promover a segurança alimentar e nutricional, estimular a geração de renda, bem como valorizar o trabalho da mulher na unidade de produção familiar, gerando renda.

O pagamento do crédito, em parcela única, é viabilizado pelo INCRA e tem período de carência de um ano para ser quitado junto ao Banco do Brasil.

O Secretário Antonio Filho falou da importância da linha de crédito que há muito tempo era procurada pelas famílias assentadas. “O Fomento é crédito oriundo do PRONAF que o município ainda não tinha acessado para resgatar este recurso que é no valor de R$ 5 mil reais para cada mulher assentada que deve ser investido em qualquer atividade produtiva em sua vivência no campo. A partir deste lançamento no Assentamento Nova Conquista, já começamos a fazer a visita técnica para saber em que ramo pretendem investir. O prefeito Aluísio autorizou para fôssemos no Incra em busca do programa e nos tem dado toda a estrutura para executar o projeto. O termo de cooperação já foi assinado e hoje se torna realidade”, relatou Antônio Filho.

“O secretário Antônio Filho juntamente com os técnicos e toda equipe da secretaria estão empenhados nesse trabalho e lançamento do programa. As mulheres estão muito animadas e no final todo mundo sai ganhando. Há muito tempo este programa não teve evolução por falta de apoio. Agora, levamos ao prefeito Aluísio que se sensibilizou com a causa que vai melhorar a qualidade de vida de famílias assentados e nos deu todo aval para prosseguir”, disse Cristiano Neto, engenheiro agrônomo da SEAGRI.

O lançamento contou também com o apoio do senhor “Zequinha” e do professor Luís Antônio Lima e Silva, coordenador do Movimento Sem Terra e líder comunitário no Assentamento Nova Conquista.

“Esse crédito é fundamental para a inclusão da mulher no processo produtivo. É uma luta das mulheres por muito tempo através dos movimentos sociais que conquistaram esse crédito e até então não tínhamos conseguido acessar. Tentamos em outras administrações e não alcançamos êxito. Agora consideramos este momento importante a partir da sensibilidade do prefeito Aluísio Sousa, bem como do secretário Antônio Filho conseguimos avança. É uma possibilidade de fortalecimento da produção das mulheres nosso assentamento, além de mudar a qualidade de vida das famílias. O nosso sentimento é de gratidão pela grande conquista com a assinatura do termo de cooperação pelo gestor municipal. É um momento muito importante para a nossa comunidade”, finalizou o Professor Luís Antônio Lima.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você

_______________________