PREFEITO ALUÍSIO SOUSA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA “CUIDAR DE TODOS – ATENÇÃO PRIMÁRIA” EM SÃO LUÍS NESTA QUINTA-FEIRA (03/08)

Publicado em: 03/08/2023

O prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, participou nesta quinta-feira (03/08), da solenidade de lançamento do programa “CUIDAR DE TODOS – ATENÇÃO PRIMÁRIA”. O lançamento aconteceu no Auditório do Hotel Blue Tree Towers, na capital maranhense.

O Governador Carlos Brandão anunciou que o programa Cuidar de Todos possui três etapas para implantação. A primeira é a de adesão dos municípios ao programa e doação de equipamentos para gestão municipal a serem destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. A segunda etapa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. A terceira é a premiação do concurso Inova Saúde.

Na oportunidade, houve também o lançamento e entrega das cadernetas de acompanhamento das crianças e gestantes do estado, a apresentação do site e do painel de indicadores do Programa Cuidar de Todos, além da assinatura da Lei e do Termo de adesão ao Programa.

O Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária visa estabelecer pacto de cooperação técnica entre Estado e Municípios, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no Estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos maranhenses.

Porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), é na Atenção Primária em Saúde (APS) que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da saúde. Neste sentido, o “Programa Cuidar de Todos” objetiva fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no estado.

Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as Unidades de Saúde da Família (USF) e às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura destes dispositivos nos seus respectivos municípios e consequentemente apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.

Acompanhando o prefeito Aluísio o secretário de Saúde de Açailândia, Johnathas de Oliveira, e os vereadores:  Bernadete Oliveira, Odacy Miranda e Thaís Brito.

Segundo o prefeito Aluísio Sousa, essa união entre Estado e Município é importantíssima para garantir o bem estar da população. O objetivo do programa é realizar investimentos na atenção primária em saúde. Um programa deste porte será muito importante não só para Açailândia, como para todas as cidades de nosso estado. Continuamos firmes em busca de melhorias, dia após dia, para nossa população”, destacou o prefeito.