PREFEITO ALUÍSIO SOUSA PAGA COMPLEMENTO INTEGRAL E RETROATIVO DO PISO SALARIAL PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM AÇAILÂNDIA

Publicado em: 20/09/2023

Na tarde desta quarta-feira (20), Prefeitura de Açailândia começou a efetuar o pagamento do complemento salarial dos profissionais de enfermagem que atuam na rede pública de saúde do município.

Para realizar a complementação, o prefeito contou com o apoio do governo federal, que editou a portaria 1.135 de 16 de agosto de 2023, do Ministério da Saúde, que estabelece critérios e procedimentos para o repasse da assistência financeira da União. A portaria prevê que os municípios recebam um valor por CPF dos profissionais de enfermagem, complementando conforme os valores já recebidos em folha.

A Prefeitura de Açailândia recebeu da União, via Ministério da Saúde, o repasse para o pagamento de complementação do piso retroativo aos meses de maio, junho, julho e agosto. Cada profissional da enfermagem atuante no município teve sua situação analisada individualmente pelo Ministério da Saúde, conforme dados do sistema InvestSUS, ferramenta de gestão dos recursos federais para o Sistema Único de Saúde e orientações da Advocacia Geral da União.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Johnathas de Oliveira, a complementação salarial é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de enfermagem, essenciais para a garantia do direito à saúde da população.