PARCERIA ENTRE GESTÃO MUNICIPAL E GOVERNO DO ESTADO REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA E PTERÍGIO NA POLICLÍNICA DE AÇAILÂNDIA

Publicado em: 25/08/2022

Com o objetivo de diminuir as filas de cirurgias de catarata e pterígio, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde, estão realizando na Policlínica nos dias 24 e 25 de agosto, mais um mutirão em nosso município para remoção de catarata e pterígio.

Durante a terça-feira, 23, cerca de mil pacientes passaram por um processo de triagem para eventual procedimento cirúrgico. Este é o terceiro mutirão de cirurgias de catarata e Pterígio realizado na Policlínica de Açailândia.

Participaram da triagem, pacientes a partir de 55 ou de qualquer idade encaminhados pelo oftalmologista. Já para os procedimentos de tratamento de pterígio não há critério de idade. O público alvo da campanha é as pessoas diagnosticadas com catarata e pterígio e que estão na fila de espera dos oitos municípios da Regional de  Saúde de Açailândia.

As cirurgias tiveram início nesta quarta-feira, 24, e encerra nesta quinta, 25, na Policlínica de Açailândia, localizada na Rua Fortaleza, Centro.

De acordo com o gerente da Policlínica de Açailândia, José Lima Neto, o número de cirurgias superou as expectativas dos dois mutirões realizados anteriormente. “Foram disponibilizados mil cirurgias, sendo que no decorrer do dia foram liberadas mais duzentas senhas que totalizaram mil e duzentas cirurgias de catarata e pterígio para pacientes que se encontravam na fila de espera. Somos gratos porque, através desta ação de saúde, conseguimos zerar a fila de cirurgias de catarata e pterígio em Açailândia e alguns municípios da regional. A ação, também faz parte de uma emenda parlamentar da Deputada Daniela, que destinou verba para o governo do Estado para esta finalidade”, esclareceu Neto.

ASCOM.