PALESTRA ORIENTATIVA SOBRE CRIMES CONTRA A PESSOA IDOSA


    Publicado em: 22/06/2023


A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal do Direito do Idoso, realizou uma palestra alusiva ao Junho Violeta, ministrada pelo advogado e vereador, Thiago Ferreira, na sede do CRAS - Centro de Referência de Assistência Piquiá, com o tema “Crimes contra a Pessoa Idosa”, que demonstra os tipos de violência sofridos pelos 60+ e com orientações educativas para os idosos que participam do SCVF-Idoso do Piquiá e do Novo Bacabal.

No mês de junho, celebramos em 15/06, o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Esta data representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Patrícia Giroto; a coordenadora da Educação Permanente do SUAS, Arlene Sales; da coordenadora de Proteção Social Básica, Simone Medeiros; do Gerente Distrital do Piquiá, Ribamar Pitombeira; da agente de Saúde, Nubiane; do coordenador Pedagógico do Projeto Conviver para Transformar do Viena Educar- Carlos Magalhães, membros do Conselho da Pessoa Idosa e os idosos que participam do SCVF-Idoso.

O palestrante abordou os diferentes tipos de violência sofridos pelos idosos que consta no Estatuto do Idoso enquanto violação de direitos, a rede de proteção social do município, a importância do respeito, acolhimento, como denunciar e proteger os idosos, dentro do ambiente doméstico ou mesmo em outros lugares. Foram momentos importantes de discussão, em que foram abordados desde as formas mais sutis de violência até orientações sobre os canais de denúncias, principalmente o Disque 100.

A secretária Patrícia Giroto ressaltou a importância da ação. “Este mês estamos em programação em todas as unidades da Assistência Social levando esta mensagem para toda a população, em especial para os idosos. O objetivo é alertar e conscientizar sobre atos de violência contra a pessoa idosa, para conter e amenizar estes episódios de violência e maus tratos à população da terceira idade, E hoje, aqui no CRAS do Piquiá teremos uma atividade multisetorial; palestra, roda de conversa, atividades lúdicas, lanches e outras atividades sobre o tema”, disse a titular da pasta.

Para Joselma Alves, coordenadora do CRAS/Piquiá, a ação, bem como o tema é de grande importância pelo fato de que a violência contra o idoso vem crescendo de forma assustadora. “Convocamos para este evento crianças e adolescentes porque convivem muito com os avós e podem observar e saber quando e o que é violência contra a pessoa idosa e a família inteira é a rede de garantia de direito do idoso. Outras pessoas também podem observar qualquer tipo de violação e impedir a agressão fazendo a denúncia”, finalizou.

 

ASCOM

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você