PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO OUTUBRO ROSA É REALIZADA NO HOSPITAL MUNICIPAL E CENTRO DE PARTO NORMAL DE AÇAILÂNDIA

Publicado em: 26/10/2023

Em alusão a campanha “Outubro Rosa”, que visa a conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de hoje (26/10), uma palestra sobre o tema no Hospital Municipal e no Centro de Parto Normal de Açailândia.

As atividades fazem parte da campanha de conscientização, que oferece esclarecimentos sobre o tema aos pacientes que aguardam atendimentos e também aos acompanhantes e servidores da unidade. O objetivo da palestra foi reforçar a importância do rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

O evento contou com  os palestrantes Orleans Moreira e Isabella Almeida, estudantes de Medicina, no Centro de Parto Normal, e a enfermeira Maria Rosa Mística, no Hospital Municipal de Açailândia.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), ficando atrás apenas do câncer de pele. Nas mulheres, essa variação da doença é a mais incidente, não só no Brasil, como também no mundo. Receber o diagnóstico de uma doença tão perigosa é complicado, pois além dos desafios físicos que o enfrentamento de um câncer exige, existem os impactos que o tratamento causa na saúde mental do paciente.

Nas palestras, foi abordada a importância do diagnóstico precoce como o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama e útero. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você