O tribunal de Justiça em parceria com a secretaria de educação realiza palestras nas escolas da rede municipal de ensino sobre a Lei Maria da Penha

Publicado em: 18/11/2015

Dessa vez a palestra foi realizada na escola Aulídia Gonçalves, na Vila Ildemar.

Cerca de 150 estudantes do ensino fundamental e médio presenciaram a palestra com a Delegada da Mulher, Sylvianne Tenório.  Segundo o juiz da 1ª Vara, Pedro Guimarães, a ideia do projeto foi repassada pela coordenadora da coordenadoria estadual da mulher em situação de violência domestica,  a desembargadora Ângela Salazar, que apresentou o projeto e pediu que fosse levado a sociedade.

“O resultado tem sido satisfatório na medida em que os alunos tem participado, tem tirado suas dúvidas e principalmente mostrado a importância do poder Judiciário, a OAB, das instituições responsáveis por essa situação e como isso não tem acontecido frequentemente nas escolas, eles tem se sentido acolhidos de uma certa forma”, disse o juiz- Pedro Guimarães

As palestras foram iniciadas há pouco mais de dois meses. Várias escolas já foram alvo do projeto. Ate o final do ano 12 instituições vão receber as equipes do Judiciário. Segundo a secretária de educação, Maisa Vieira, as escolas não poderiam ficar de fora de receber essas campanhas.

“A secretaria de educação aderiu a esses dois projetos importantes que é o projeto antidrogas e a divulgação da Lei Maria da Penha, em parceria com o Poder Judiciário e a delegada da mulher, e é muito importante porque nos estamos fazendo um trabalho de conscientização dentro das escolas desses temas que interessa a cidade como um todo”, falou a secretária- Maisa Vieira

A campanha tem como tema: Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano. Só no ano passado foram registradas 407 ocorrências e ate agora já foram 317 na delegacia da mulher de Açailândia, é o que afirmou a delegada.

“Nós estamos trazendo para a população o entendimento sobre a lei e sempre pedindo para a população contribuir com a gente e denunciar os casos pra nos tentarmos cada vez mais reprimir esses crimes”, disse Sylvianne Tenório.

A campanha tem como objetivo difundir ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar e oferecer suporte às vítimas por meio da oferta de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, e da reconstrução de vínculos afetivos e familiares.

“Uma palestra como essa de medida à proteção da mulher é muito importante para esse público, alguns alunos tem como novidade esse assunto porque eles não tem acesso a todas essas informações e isso vem somar muito ate mesmo no currículo escolar deles” ressaltou o gestor da escola, Deuzimar Feitosa- Gestor escolar

Atentamente os alunos acompanharam os dados, e também tiraram dúvidas.