O AGENTE DE CONTROLE DE ENDEMIAS FAZ PARTE DA MOBILIZAÇÃO NO COMBATE À DENGUE, CHICUNGUNHA E ZIKA
Publicado em: 28/08/2023
As enfermidades que aparecem em locais específicos e geralmente se proliferam em algumas regiões são doenças endêmicas, cabendo aos órgãos públicos combater e eliminar esses riscos à saúde da população.
É nesse momento que entra o Agente de Endemias, um profissional que age para prevenir e combater esses riscos, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma, para detectar possíveis riscos de vetores para eles e a comunidade e repassar instruções aos moradores que fazem acúmulo de água da chuva em caixas e tonéis, recipientes estes que devem ser mantidos bem fechados e vedados.
O agente de controle de endemias faz parte da mobilização no combate à dengue, zika e chicungunha, com orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas (arboviroses). Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chicungunha, Zika, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE).
Nosso município conta com 51 Agentes de Combate as Endemias, que atuam na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, verificando se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças, sendo que esse trabalho é realizado a cada dois meses nestes locais. Na última semana, a equipe esteve na comunidade de Córrego Novo e Café sem troco realizando o trabalho de verificação e eliminação de criadores, além de orientação à população.
Como os agentes estão em contato permanente com a comunidade ondem trabalham, eles conhecem os principais problemas da região e podem envolver a população na busca da melhor solução para combater essas questões que são prejudiciais à saúde da população.
O trabalho de combate a endemias, feito casa a casa, ocorre de segunda a sexta-feira por setores do município. “Além de atuar na eliminação de focos do mosquito, que é transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, chicungunha e zika, nós também intensificamos as orientações educativas com os moradores, na busca da conscientização popular, porque o combate deve ser de todos”, ressaltou o supervisor de Campo, Gilvan Batista.
ASCOM
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você