NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE SEMMA REÚNE COM ENTIDADES PARA CRIAR A PRIMEIRA BRIGADA DE INCÊNDIO DE AÇAILÂNDIA

Publicado em: 04/06/2021

Com o objetivo de combater grande número de queimadas no período de estiagem, tanto na zona urbana e rural, a Prefeitura de Açailândia, através da secretaria Municipal de Meio Ambiente, reuniu-se com representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Açailândia, Polícia Militar, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Promotoria de Justiça, representada por Dra. Sandra Fagundes Garcia.

O objetivo do encontro voltado para as causas ambientais, teve como pauta a apresentação do projeto Campanha de Combate às queimadas na área urbana do município em 2021 e criação da Brigada de Incêndio.

“É muito importante a adoção de medidas emergenciais nesse período do ano, além da existência de um projeto para o desenvolvimento de atividades em combate às queimadas”, destacou Melgaço.

A proposta contará com a parceria das entidades presentes na reunião e será desenvolvida no período de julho a outubro, com a veiculação de informações acerca das queimadas, seus impactos, malefício e acima de tudo riscos e penalidades a tal prática criminosa.

A promotora de Justiça Dra. Sandra Garcia, destacou a importância da reunião e sobre ações preventivas, além da participação da Secretaria de educação. “ A divulgação da campanha nas escolas seria de bom tamanho. Estamos à disposição no que se refere às denúncias e no que estiver ao alcance do Ministério Público”, finalizou a promotora.

A Semana do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural, bem como chamar a atenção dos governantes e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Por conta da pandemia do covid19. As atividades durante a Semana do Meio Ambiente em Açailândia ficaram realizadas de forma restrita com distribuição de mudas de plantas nas escolas, revitalização de praças e logradouros públicos com plantação de árvores e poda em parceria com outras secretarias.