Município realiza Pedágio de Sensibilização de combate e erradicação ao trabalho infantil

Publicado em: 28/06/2024

Em uma ação que visa alertar a população sobre os riscos e ilegalidades do trabalho infantil, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (28/06) um pedágio de sensibilização. A atividade foi promovida em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia (COMUCAA), o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), a Comissão Juvenil (CJ), o Conselho Tutelar de Açailândia (CONTUA) e voluntários. A ação encerra as programações do mês de combate ao trabalho infantil, celebrado mundialmente em 12 de junho.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Giroto, o combate ao trabalho infantil é uma ação contínua, realizada diariamente pelos programas e serviços da secretaria. “O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao trabalho infantil. Ressaltamos que o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento das crianças e pode causar sofrimento mental. As crianças precisam estudar e brincar”, explicou.

O pedágio ocorreu no semáforo da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, esquina com a Rua Duque de Caxias, onde adesivos da campanha e informativos foram distribuídos aos motoristas e pedestres. Além de conscientizar a população, a ação ampliou a divulgação dos canais de denúncia e dos serviços públicos municipais que acompanham os casos identificados.

Josiane Soares, coordenadora do AEPETI, destacou a importância dessas ações para a erradicação do trabalho infantil. “Precisamos garantir que nossos adolescentes entrem no mercado de trabalho por meios legais. Ações de combate ao trabalho infantil chamam a atenção para a exploração dessa faixa etária e proporcionam o conhecimento sobre o exercício da cidadania, contribuindo para a maior empregabilidade de jovens aprendizes em nossa região. São vários os caminhos para erradicar a exploração do trabalho infantil e encaminhar os jovens ao mercado de trabalho de forma saudável”, afirmou.

Por meio dessas iniciativas, o município reforça seu compromisso com a proteção e o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, buscando garantir que seus direitos sejam respeitados e promovidos.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você