Município participa da apresentação do Projeto AGIR

Publicado em: 11/02/2020

Programa AGIR é uma iniciativa da Fundação Vale

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretária de Governo, participou da apresentação do Projeto AGIR - Programa Apoio à Geração e Incremento de Renda em Açailândia uma iniciativa da Vale e Fundação Vale que apoia negócios sociais com o objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho qualificado na própria comunidade e contribuir cm desenvolvimento e economia local.

O evento aconteceu dia 10/02, às 17h, no auditório do SEBRAE Açailândia. O Assessor de Articulação Política, Cleones Matos, acompanhado do Superintendente da Receita Tributária, José Francisco da Cunha Melo, representaram o Prefeito Aluísio.

“O projeto oferece capacitação técnica a empreendedores, grupos de cooperativas e associações, além de apoiar o desenvolvimento de negócios, de acordo com as vocações da comunidade local. Traz incentivo, tecnologia e técnicas de gestão empresarial, auxílio no acesso a mecanismos de financiamento e acompanhamento e orientação técnica. Tudo para melhorar a vida das pessoas. Portanto, seguiremos apoiando toda parceria que traga bons projetos para a cidade. Açailândia continuará colhendo bons frutos como deseja o nosso prefeito Aluísio,” destaca Cleones sobre o programa.

Em sua primeira fase, o programa deve beneficiar diretamente cerca de 70 empreendedores em Açailândia.

Conheça mais sobre o programa

O objetivo do programa é incubar ou acelerar negócios sociais – individuais, familiares e coletivos – por meio de capacitações, investimento direto (capital semente) e mentoria aos empreendedores em diversos eixos do negócio, como gestão financeira, governança, formalização, produção e comercialização, para que os empreendimentos possam ser sustentáveis. As atividades econômicas apoiadas são majoritariamente ligadas aos setores de comércio, serviços e produção de alimentos. A metodologia do programa é dividida em três principais etapas:

As ações serão desenvolvidas em cinco fases, que incluem seleção, capacitação e incubação dos participantes. Atualmente, o programa está na fase de capacitação dos empreendedores e de elaboração de projetos e planos de negócios. Também estão em andamento iniciativas de fortalecimento de parcerias locais e de definição dos projetos a serem pré-incubados e/ou incubados.

O programa da Fundação Vale é desenvolvido em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (ITCP-FGV) e com Sebrae.

ASCOM - PMA