Membros do COMSEA de Açailândia tomam posse nesta sexta-feira (17)

Publicado em: 17/05/2024

A solenidade de posse dos membros do COMSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, biênio 2024/202, aconteceu hoje (17), no gabinete da prefeitura Municipal de Açailândia.

O prefeito Aluísio Sousa foi representado pelo procurador-Geral do Município Renan Sorvos. Além dos novos integrantes do Conselho, participaram do evento Dra. Vera Carvalho (SEMAD), Patrícia Giroto (SEMAS), Vagner Mesquita (SEAGRI), Rosa nascimento (Gabinete), e servidores municipais.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é formado por 24 conselheiros, entre titulares e suplentes, sendo 08 representantes do Poder Público Municipal, representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Agricultura, e 16 representantes da Sociedade Civil, pelas entidades Conselho de Alimentação Escolar – CAE Clube de Mães de Açailândia, Grupo Nossa Senhora da Glória de Açailândia, Associação dos Criadores de Frango de Hortifrutigranjeiros de Açailândia – ACFHA, Associação Espiritualista Filhos do Oriente Maior, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Açailândia – STTR-A, Pastoral da Criança de Açailândia e Cooperativa Mista dos Assentamentos de Reforma Agraria da Região Tocatina LTDA – COOMARA.

“A posse dos conselheiros do COMSEA é um marco significativo para a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Agricultura. Representa o reforço do compromisso da Prefeitura com o bem-estar do município, enfatizando a segurança alimentar e nutricional. Além disso, simboliza o esforço contínuo em promover a integração das políticas públicas e planos correlatos no âmbito municipal,” esclareceu Patrícia Giroto, da Secretaria de Assistência Social.

O Secretário de Agricultura, Vagner Mesquita, destacou a colaboração entre diferentes programas e ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional. “O COMSEA, embora esteja vinculado à Secretaria de Assistência Social, opera em conjunto com diversos programas, em espacial o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. O papel do COMSEA é supervisionar a implementação do PAA desde a fase de planejamento. Para que os projetos sejam apresentados à CONAB ou a entidades federais, é necessário o aval deste conselho. Essa é a essência do COMSEA: fiscalizar e avaliar a alocação e uso dos recursos em programas relevantes à segurança alimentar e nutricional, promovendo também a integração e o fortalecimento das políticas públicas e planos municipais correspondentes”.

Para Carlos Eduardo, coordenador do PAA, o COMSEA tem como principal objetivo de elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de segurança alimentar e nutricional, bem como o de orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação saudável.

“Este Conselho é importante para os trabalhadores rurais, pois além de fiscalizar, ele também desenvolve projetos e pode implementar novas políticas públicas que beneficiam a classe. Participar do Conselho é uma oportunidade de contribuir ativamente na formulação dessas políticas em Açailândia,” declarou Adriana Oliveira, conselheira e representante dos trabalhadores rurais.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você