Médicos e enfermeiros participam de treinamento sobre Hanseníase em Açailândia, no Centro de Formação Paulo Freire na Vila Capeloza

Publicado em: 18/11/2015

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo mais um treinamento sobre Hanseníase voltado para médicos e enfermeiros do município que atuam na atenção básica. Além desses profissionais os agentes de saúde e recepcionistas também estão incluídos no treinamento.

O trabalho tem a coordenação da Rosália Franco, do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, e esta sendo desenvolvido por dois médicos e três enfermeiros do centro de Referência estadual de hanseníase.

“O objetivo é capacitar para realizar o diagnóstico dos casos de hanseníase, divulgar sinais e sintomas da doença por meio dos profissionais, e Açailândia é um município que ao longo dos anos vem realizando seminários, capacitações e nesse momento estamos cumprindo mais uma etapa dessa parceria que existe entre o município de Açailândia, a coordenação estadual de hanseníase e uma Ong que sempre esteve presente em todos os momentos”, afirmou a médica, Dilma Rocha/ Médica.

Os dados apontam que no Brasil a doença está sem controle e é altamente endêmica, e que o estado do Maranhão quando não é o segundo é o primeiro da federação em casos de hanseníase, por isso a importância de olhar com mais atenção para doença.  O ministério da saúde estabelece uma média de 1 caso de hanseníase para cada 10 mil habitantes, e Açailândia esta com 15 casos para cada 10 mil habitantes. O treinamento tem duração de três dias. Para a coordenadora municipal de Controle da Hanseníase, é importante poder participar de um treinamento como este que está sendo oferecido porque só assim os profissionais poderão prestar uma assistência cada vez melhor para a população.

“Serão três dias bem intensos de treinamento direcionadas as ações básicas da hanseníase e o nosso município de Açailândia tem casos relevantes relacionados a hanseníase, então estamos trabalhando para que todos os médicos e enfermeiros da atenção básica estejam preparados para acolher esses pacientes e esses contatos”, disse a coordenadora/ Rosália Franco.

A fisioterapeuta Juliana Teófilo, que está participando do treinamento destacou a importância de poder adquirir novos conhecimentos sobre a hanseníase.

“Pra mim é um prazer esta participando porque conhecimento nunca é demais, mesmo estando há bastante tempo trabalhando como fisioterapeuta do programa da hanseníase, sempre que eu posso esta me atualizando eu participo pra me atualizar em relação a essa doença”, disse a fisioterapeuta/ Juliana Teófilo.