Limpeza gera limpeza: Cuide bem da cidade, não jogue lixo nas ruas

Publicado em: 30/03/2020

Você sabia que o lixo jogado na rua é o principal causador de alagamentos e proliferação de doenças?⠀⠀

Todos os dias o lixo é recolhido em Açailândia, inclusive retirado dos bueiros da cidade, que vão desde sacolas plásticas, embalagens e garrafas, pneus, papéis, vidro, calçados e muitos outros objetos.

E de onde vem tanto resíduo?

Das mãos da população. Infelizmente!

A limpeza e desobstrução do lixo nas ruas e bueiros vêm sendo intensificadas pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SINURB) através da operação Cidade Limpa a pedido do prefeito Aluísio Sousa.

Em virtude à força das águas, o lixo jogado nas ruas é carregado para dentro das redes de drenagem, o que faz com que os bueiros fiquem entupidos. Logo, a água, que não tem por onde escorrer,  alaga ruas e dificulta a passagem de veículos e pedestres. Além de provocar mau cheiro.

Em alguns pontos da cidade tem sido recorrente a retirada de lixo. Pois infelizmente logo após a limpeza, a população faz todo o tipo de descarte fazendo com que a área entupa novamente.

O Código de Postura de Açailândia também faz menção à importância da preservação da limpeza pública, como no artigo 8º, que diz:  “A ninguém é lícito sob qualquer pretexto impedir ou dificultar o livre escoamento das águas por canos, vales, sarjetas ou canais das vias públicas, danificando ou obstruindo tais servidões".

Tenhamos cuidado ao descartar o lixo! Não o façamos sem qualquer cuidado com o seu armazenamento.

Copos descartáveis, latinhas de refrigerante e embalagens de balas, são jogados no chão sem a menor preocupação e respeito com o meio ambiente e com o próprio cidadão.

"Estamos trabalhando empenhados em realizar o melhor. Sei que ainda está longe do que a nossa população merece, mas na medida do possível iremos avançando. Em breve estaremos reforçando o serviço da força tarefa com mais máquinas para que assim, possamos atender as solicitações da comunidade", disse o secretário Irmão Carlos.

Dicas:

• Jogue seu lixo na lixeira;
  • Tenha uma sacolinha dentro do carro ou na bolsa para colocar seu lixo, caso não tenha lixeira por perto;
  • Ensine seus filhos a jogar o lixo no lixo, desde pequenos. ⠀⠀

ASCOM - PMA