LANÇAMENTO DIA "D" - BUSCA ATIVA ESCOLAR | PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR - PRÁTICAS EXITOSAS

Publicado em: 27/09/2021

SME realiza encontro com gestores escolares e lança Dia “D” Busca Ativa Escolar.

Gestores Escolares, acompanhados da Secretária Municipal de Educação, Karla Janys Nascimento, e da coordenadora do Programa Busca Ativa Escolar, Djara Vasconcelos, se reuniram no auditório do SINTRASEMA na última sexta-feira, 24/09, para participarem da solenidade de lançamento do Dia “D” do Programa Busca Ativa Escolar e Prêmio de Gestão Escolar – Práticas Exitosas. A ação é promovida pela Prefeitura de Açailândia, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião, todos os presentes testemunharam a entrega do Prêmio Gestão Escolar -Práticas Exitosas, que contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública municipal. Além do reconhecimento às escolas que alcançaram 100% de frequência no SEAMA - Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão; Avaliação de fluência de leitura, premiação das Olimpíadas de Matemática e Português.

Os educadores foram agraciados com uma palestra com a temática “Orientações sobre os Direcionamentos dos Casos de Vulnerabilidade Social” ministrada pelos representantes dos órgãos que protegem crianças e adolescentes vítimas de vulnerabilidade social no município.

Para a secretária municipal de Educação de Açailândia, Karla Nascimento, a Busca Ativa Escolar é uma plataforma feita para ajudar o município a combater a exclusão escolar. Ela aproveitou o momento para agradecer os participantes e parceiros do projeto. “Quero agradecer a presença de todos os educadores, gestores escolares, principalmente, ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Tutelar, COMUCAA, e a Polícia Militar, em nome do Tenente Alex, ao disponibilizarem seu tempo para as ações e prestigiar este evento”, disse.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “É de fundamental importância receber essas orientações, principalmente neste momento tão delicado que estamos vivendo, em que crianças e adolescentes estão sendo violados em seus direitos e acometidos de abusos em seus próprios lares. Por isso, vi a necessidade de realizar este encontro. Nosso agradecimento especial também à empresa Suzano que nos agracia com o programa Suzano Educação”, finalizou a Karla.

O objetivo da atividade do Programa Busca Ativa Escola é diminuir a evasão e exclusão escolar. A meta é resgatar o aluno que abandonou a vida escolar, buscando o envolvimento e contribuição da sociedade para esse resgate. Já o prêmio tem como objetivo estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

“Além do lançamento do Busca Ativa Escolar tivemos várias premiações de outros programas e orientações sobre vulnerabilidade social e outras certificações de práticas exitosas que é pioneira em nossa região”, fortaleceu Djara Nascimento, coordenadora do projeto Busca Ativa.

Sobre a “Busca Ativa Escolar”

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você

_______________________