Inovação e Humanização no Cuidado Neonatal: em breve, inauguração do setor de cuidados intermediários e método canguru em Açailândia

Publicado em: 31/05/2024

Em breve, nosso Hospital Municipal de Açailândia inaugurará o setor de Cuidados Intermediários com Recém-Nascido Convencional e Canguru, oferecendo 10 leitos para cuidados com recém-nascidos de até 28 dias. Estes leitos atenderão recém-nascidos que nascem no centro cirúrgico e no centro de parto normal e que necessitam de assistência especializada.

A Unidade Neonatal é responsável pelo cuidado integral ao recém-nascido grave ou potencialmente grave, equipada com estruturas técnicas adequadas para a prestação de assistência especializada. As Unidades Canguru cuidarão de recém-nascidos com peso superior a 1.250g, clinicamente estáveis, em nutrição enteral plena, cujas mães desejam participar e têm disponibilidade de tempo.

O Método Canguru é um modelo de assistência humanizada ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Este método promove a presença dos pais na unidade neonatal com livre acesso e participação nos cuidados do filho, respeitando o sono e o estado comportamental do recém-nascido. Os pais são incentivados a tocar o filho e a realizar a posição canguru precocemente, proporcionando uma intervenção biopsicossocial.

Prefeitura Municipal de Açailândia