HMA LANÇA PROJETO "ADORNO ZERO"


    Publicado em: 25/07/2022


O Hospital Municipal de Açailândia inicia o mês julho com cuidados redobrados com a saúde dos profissionais de saúde, administrativos, terceirizados e de todos que transitam pelo hospital. Em atenção a isso, além de todas as iniciativas voltadas à biossegurança, a Instituição adotou o Projeto “Adorno Zero”. Esta campanha visa reforçar as boas práticas na área da saúde dentro do HMA, especialmente sobre a regra que proíbe o uso de adornos por profissionais da área. 

A campanha buscou, também, sensibilizar e comprometer toda equipe sobre como o uso de adornos pode ser perigoso no dia a dia. O objetivo da iniciativa é orientar os colegas de trabalho para o não uso em ambiente hospitalar de anéis e alianças, brincos, broches e bottons, colares e pulseiras, cordão de crachá, lenços, e ainda, piercings aparentes, bem como chamar a atenção quanto aos trajes que devem ser priorizados nesses espaços.

Usando uma moldura onde cada trabalhador pode fazer uma foto no espaço que tem como slogan “OPERAÇÃO ADORNO ZERO – Proteja sua saúde e de quem você cuida!”, os profissionais aderiram a campanha. A iniciativa é coordenada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HMA, juntamente com a Comissão de Humanização de Assistência Hospitalar do HMA, com o Núcleo de Segurança do Paciente e as Coordenações de Enfermagem.   

“Buscamos incentivar e orientar nossos profissionais de que não é permitido o uso de adornos, porque eles são veículos de transmissão de micro-organismos causadores de infecção. Essas infecções podem atingir o paciente, o próprio funcionário como também os seus familiares em casa. A campanha visa reduzir esses riscos provocando uma mudança no comportamento como medida de segurança, vedando o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os trabalhadores do serviço, devido à possibilidade de aderência de micro-organismos nas superfícies desses objetos”, explicou a diretora do HMA, Keury Pinho. 

A coordenadora da Comissão de Humanização do HMA, a assistente social, Jerusa Castro, enfatiza que a campanha foi criada para reforçar as orientações e avalia que estão sendo positivas a sensibilização e participação dos profissionais. “Todo trabalhador do serviço de saúde, independente da função, deve evitar o uso de adornos no ambiente de trabalho, para prevenir a infecção. Nossos profissionais se sensibilizaram participando e aderindo ao projeto com entusiasmo” finalizou, Jerusa.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você.