GESTÃO MUNICIPAL PARTICIPA DO “CAFÉ COM TRILHAS” PROMOVIDO PELO UNICEF

Publicado em: 20/06/2023

A cidade de Açailândia recebeu nesta terça-feira (20), no auditório do Centro Empresarial de Açailândia, o Encontro Presencial do Programa Café com Trilhas promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Formação.

O encontro reuniu mais de 50 representantes dos municípios do Sul do Maranhão, regiões próximas e representantes das parcerias institucionais. Com o tema “Acolher e Proteger: Como Promover Espaços de Escuta de Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou Testemunhas de Violência”, o evento teve como objetivo potencializar as ações referentes ao Resultado Sistêmico 6, que diz respeito ao enfrentamento de todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

A ação é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); o Instituto Formação; o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e conta com o apoio institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), entre outros.

Segundo Ana Hortência de Macêdo, oficial de Projetos do Instituto Formação, representantes de mais de 50 municípios do Maranhão estão reunidos em Açailândia para discutir os direitos das crianças e adolescentes, com foco na proteção contra a violência. O principal objetivo é debater a implementação da lei de Escuta Protegida no território maranhense e mobilizar os municípios para esse processo. O encontro também tem como propósito capacitar os profissionais municipais que formarão comitês para articular a aplicação dessa lei. Trata-se de um tema de extrema importância para garantir a proteção e bem-estar das crianças e adolescentes no Estado.

A secretária de Assistência Social falou sobre o Encontro. “Hoje temos a solidificação de mais uma etapa do Selo Unicef, onde o município está sediando o Encontro Café com Trilhas, com representantes de mais de 49 municípios, demonstrando a necessidade e a capacidade de investimento das políticas públicas, principalmente para crianças e adolescentes. Isso fortalece a política pública municipal aqui da cidade”, disse Patrícia Giroto.

Participam do encontro representantes de secretarias municipais de Administração, Assistência Social, Educação, Saúde, conselheiros e articuladores municipais do Busca Ativa Escolar de 50 municípios maranhenses que aderiram ao Selo Unicef.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você