FLÁVIO DINO ENTREGA ÔNIBUS ESCOLARES PARA MAIS 7 MUNICÍPIOS E AÇAILÂNDIA É BENEFICIADA

Publicado em: 09/02/2019

“Vai ajudar muito”, diz prefeito de Açailândia sobre ônibus escolar entregue pelo governo

O governador Flávio Dino entregou, na manhã desta sexta-feira (8), mais oito ônibus escolares, beneficiando cidades maranhenses de diferentes regiões. Com esta entrega, já são 110 ônibus e mais duas lanchas escolares entregues na gestão do governador Flávio Dino, que tem como prioridade o apoio e fortalecimento à educação nos municípios. Na oportunidade, ele anunciou a aquisição de 200 veículos que serão repassados à rede municipal de todo o Maranhão nos próximos anos.

Uma das cidades que receberam o ônibus foi Açailândia. "O ônibus vai ajudar muito, principalmente, na nossa comunidade rural. É de suma importância mais essa colaboração, essa parceria que o Governo do Estado está fazendo com o município", disse o prefeito Juscelino Oliveira, que estava presente na entrega.

“Os ônibus escolares são fundamentais para garantir o acesso à educação e a segurança dos nossos estudantes. Esta é uma importante ação da nossa política de apoio aos municípios”, destacou o governador, sobre a ação executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ressaltou que os veículos integram o Pacto pela Aprendizagem, que reforça o regime de colaboração com os municípios, focando na melhoria dos indicadores educacionais do Estado. “Além dos estudantes de sete municípios beneficiados com os ônibus, essa nova entrega é significativa, porque contempla, também, estudantes com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista, do Centro de Ensino de Educação Especial João Mohana”, declarou o secretário.

Colaboração

O governador lembrou que o Estado implementou, em janeiro deste ano, o Pacto Maranhense pela Aprendizagem. Integrando o macro programa Escola Digna, o Pacto tem como objetivo fortalecer a Educação Infantil, para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos 217 municípios maranhenses. E, se torna, ainda, mais importante, segundo o governador Flávio Dino, com o iminente fim, em 2020, do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb), que tanto beneficia os municípios brasileiros.

O governador explica que tem, atualmente, a preocupação, além de cuidar do regime de colaboração em ambiente estadual, de lutar para que, em âmbito nacional, haja a continuidade de repasses para educação municipal, com a renovação do Fundeb.

“O Pacto está em franca execução. E esse conceito que temos implementado, de que, além de cuidar do âmbito das competências estaduais, nós também apoiamos os municípios, uma vez que o sistema educacional é integrado. Temos colocado muito vivamente a necessidade desse regime de cooperação continuar, uma vez que a legislação que criou o Fundeb terminará sua vigência agora em 2020, o que seria desastroso para os municípios de todo o país, especialmente, para os municípios do Maranhão”, explicou o governador.

“Estamos, então, procurando dar o exemplo, de que a união de fato propicia mais qualidade na educação, ao mesmo tempo em que temos alertado a nação acerca da necessidade do Congresso Nacional renovar o Fundeb, que seria fundamental para que, após 2020, os municípios continuem tendo recurso para investir em suas próprias redes”, completou.