Equipe do SAMU passa por Capacitação

Publicado em: 07/02/2024

Com o objetivo de padronizar o atendimento pré-hospitalar, em conformidade com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) e da legislação, além de apresentar novas técnicas e protocolos assistenciais no suporte básico de vida aplicados no Samu de Açailândia, os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estão participando, nesta quarta-feira, 07/02, de uma na capacitação na base do SAMU Açailândia.

Além disso, o treinamento tem por objetivo melhorar a qualidade da assistência nas ocorrências e a otimização e aperfeiçoamento do atendimento assistencial, para a obtenção de melhores resultados no atendimento às vítimas.

A equipe responsável pela capacitação é composta pelos profissionais:

Jeane Loura (Enfermeira e coordenadora do NEP Samu Regional de Imperatriz), Danilo Sancho (Técnico de enfermagem e instrutor) e Charles (Rádio operador).

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida pelo Telefonista Auxiliar de Regulação Médica, que identifica a emergência e coleta as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Açailândia dá mais um passo importante no processo de qualificação no atendimento do Samu. A capacitação dará suporte teórico e prático aos profissionais, garantindo mais qualidade no atendimento prestado nas urgências em nosso município.