Equipe de Vigilância Sanitária em cumprimento ao Decreto Estadual nº 35.677
Publicado em: 21/03/2020
São as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde.
Diante da Emergência em Saúde Pública declarada pela Organização Mundial da Saúde, por doença respiratória causada pelo agente novo coronavírus (COVID-19), conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Secretaria Municipal da Saúde de Açailândia definiu a ação da Vigilância conforme determinação do Decreto Estadual nº 35.677.
A situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença. As equipes estão prontas para fiscalizações em mercados, farmácias e demais estabelecimentos com autorização de funcionamento.
A Prefeitura de Açailândia realizou reuniões para passar ações de prevenção e orientação em toda a Rede Municipal de Saúde sobre o COVID-19, também conhecido como Coronavírus. Foram disponibilizadas informações e orientações técnicas voltadas para profissionais de saúde, além da instrução dos gestores dos equipamentos de saúde da rede municipal. O objetivo é manter as equipes informadas e seguindo os procedimentos.
A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.
ASCOM - PMA
_______________________________________________________________________
Contato para a imprensa:
Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia