Equipe da Vigilância em Saúde realiza testes rápidos de Leishmaniose ou Calazar na Vila Bom Jardim

Publicado em: 08/07/2020

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Saúde em coordenação com a UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses, deu início na terça-feira (07), à Campanha de Prevenção à Leishmaniose (Calazar), realizando testes rápidos em cães do município. Uma equipe composta de seis profissionais da saúde e três técnicos esteve fazendo os testes rápidos na Vila Bom Jardim das 07h às 09h30, em frente à Escola Municipal Pequeno Príncipe, obedecendo as medidas de segurança por conta do Covid-19, mantendo o distanciamento de pessoas na fila, bem como evitando aglomeração no local, usando máscaras, além de ofertar álcool em gel às pessoas.

A ação tem como objetivo contribuir com a saúde e bem-estar dos animais domésticos, bem como combater a Leishmaniose no município. Durante a ação de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, profissionais orientam os donos dos animais sobre a leishmaniose visceral, outras doenças e os conscientizam sobre os cuidados veterinários.

De acordo com “Mineirinho, diretor da UVZ em Açailândia, estas ações estão dando resultados no município. “Já recebemos animal infectado com Leishmaniose Visceral (Calazar) e orientamos os donos sobre os procedimentos necessários, esclareceu”.

Os moradores da Vila Bom Jardim de Baixo, elogiaram a programação considerando uma ação muito importante por parte do Poder Público, que vai diminuir a chance de doenças nos animais realizando o teste rápido.

A direção da UVZ informa que a partir de 4 de julho a mesma ação estará acontecendo na sede da UVZ, localizada no Bairro Barra Azul, todas as terças-feiras, disponibilizando apenas 15 testes por dia com a entrega de senhas. Importante chegar cedo para adquirir a senha.