Entenda por que você deve parar de circular em Açailândia por causa do coronavírus


    Publicado em: 31/03/2020


Estudo baseado em cálculo demográfico e epidemiológico da transmissão do coronavírus em Açailândia aponta o que pode ocorrer se não forem seguidas as medidas de isolamento. ⠀⠀

As medidas que estão sendo adotadas em todas as esferas públicas nacionais e internacionais para restringir a circulação de pessoas são determinantes para frear o avanço do coronavírus (Covid-19).

Sem vacina ou remédio para controlar a infecção, a OMS (Organização Mundial da Saúde) defende a intensificação de hábitos de higiene e o isolamento social como medidas para desacelerar o contágio, evitando o colapso dos sistemas de saúde e a perda de pessoas que poderiam ser salvas, se conseguissem atendimento.

Idosos e pessoas com doenças crônicas integram os grupos mais vulneráveis ao coronavírus. Açailândia tem sua um percentual de idosos: 5% da população, ou 5.493 pessoas, têm 60 anos ou mais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

A cidade também reúne, conforme o Ministério da Saúde (ESUS), o percentual 10% de pessoas com Doenças Crônicas, ou 12.268 pessoas.

Especialistas alertam que tanto o tabagismo quanto o excesso de peso são fatores de risco associados ao diabetes, à hipertensão e às doenças cardiovasculares e respiratórias.

Atenta aos riscos e às peculiaridades da população local, às orientações do governo do Estado, do MS e da OMS e aos exemplos internacionais adotados para desacelerar o contágio, a Prefeitura de Açailândia está adotando regras rígidas para preservar o bem-estar da população e declarou Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

Diversas medidas integram o Plano Municipal de Contingência para o Novo Coronavírus para restringir a circulação de pessoas, como o fechamento de escolas, universidades, casas noturnas, shows, boates, cinemas, academias e estúdios, clubes, templos e igrejas; restrições específicas para comércio, setor de serviços de alimentação e da construção civil; restrições e obrigatoriedade de implementar medidas de higienização para supermercados, farmácias, laboratórios e clínicas.

A suspensão de todos os eventos públicos e privados presenciais dentro do território do município; a instituição de trabalho Home Office para servidores com mais de 60 anos, com problemas crônicos e prestadores de serviços não essenciais.

Estudo baseado em cálculo demográfico e epidemiológico da transmissão do coronavírus em Açailândia aponta o que pode ocorrer se não forem seguidas as medidas de isolamento. ⠀⠀

 entenda-po-que

 

ASCOM - PMA

_______________________________________________________________________

Contato para a imprensa:  

Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia

ascom@acailandia.ma.gov.br