Entenda as informações do Boletim Epidemiológico de Açailândia

Publicado em: 09/04/2020

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Maranhão e a notificação dos primeiros casos suspeitos da doença no município, a Prefeitura de Açailândia adotou a postura de informar à população diariamente por meio do Boletim, sobre a evolução do vírus na cidade.

O Boletim Epidemiológico é composto pelos seguintes dados:

O que é o caso em monitoramento?

Caso em monitoramento são pessoas próximas, são familiares, profissionais de saúde que tenham prestado atendimento desprotegidos e pessoas que possam ter tido contato próximo com o caso confirmado para COVID-19. Em monitoramento não são considerados casos suspeitos se não apresentarem febre associada a sintomas respiratórios como tosse, coriza ou dificuldade para respirar.

Qual é a definição de caso notificado?

Caso comunicado no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, abastecido diretamente pelas Prefeituras. Pacientes com febre e pelo menos um sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar, ou seja, quadro gripal grave ou leve.

Qual é a definição de aguardando resultado?

Casos que os exames coletados aguardando resultado do Governo do Estado. Vale ressaltar que diante da recomendação do Ministério da Saúde, só estão sendo coletados exames de pacientes que apresentam sintomas gripais graves ou profissionais de saúde.

Qual é a definição de caso descartado por exame?

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra nas definições estabelecidas pela OMS, mas deu negativo para o novo coronavírus.

Qual é a definição de caso descartado por tempo de isolamento?

Pessoas que estavam em monitoramento cumprindo o período de isolamento domiciliar e não apresentaram febre associada a sintomas respiratórios como tosse, coriza ou dificuldade para respirar durante 14 dias.

Qual é a definição de caso confirmado?

Caso comunicado no sistema do Ministério da Saúde que se enquadra nas definições estabelecida pela OMS e apresentou resultados conclusivos para os exames realizados, com positividade para o novo coronavírus.

O Boletim Epidemiológico ainda não óbitos investigados, pois não existem, até o momento, óbitos de casos suspeitos no município. Caso surjam, os dados serão incluídos na postagem.

COMO O BOLETIM É FEITO?

Todos os dias, após às 17h, a equipe da Vigilância em Saúde contabiliza todas as notificações e ocorrências do dia e as encaminha para a comunicação do município.

A comunicação compila os dados e divulga o boletim diariamente às 19h, no entanto podendo ocorrer alguma variação de horário, nas redes sociais, site oficial e canais de WhatsApp. É válido mencionar que o texto do boletim é padrão, sofrendo alterações apenas quando há algum fato novo que necessita de destaque e esclarecimentos. Na ausência destas informações, apenas os dados numéricos são alterados.

A Prefeitura destaca também que além dos canais oficiais, as Rádios da cidade também divulgam o boletim no período noturno como forma de alcançar a população como um todo, sobretudo dos distritos, que não dispõem de internet.

Em relação aos questionamentos relacionados aos dados específicos dos pacientes (nome, idade, bairro, entre outros), a Prefeitura reafirma que não serão divulgados. Este tipo de informação somente será apresentada caso haja recomendação da Secretaria de Estado de Saúde.

Sobre os testes, a Prefeitura manifesta preocupação em relação à demora do Estado na confirmação laboratorial dos casos suspeitos.

É importante ressaltar que a Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para fazer a informação chegar até os cidadãos de forma rápida, clara e transparente. No momento, há uma impossibilidade de responder todos os questionamentos citados nas páginas, entretanto os mesmos estão sendo levantados e respondidos na medida do possível, por meios de outras publicações, vídeos e entrevistas na rádio.

Apesar de Açailândia ter apenas um (01) caso confirmado, o Ministério da Saúde alerta para um cenário preocupante. As medidas de distanciamento social devem ser mantidas. É hora de reforçar os hábitos de higiene, evitar aglomerações e ficar em casa: uma responsabilidade de todos.

ASCOM - PMA

_______________________________________________________________________