Em alusão a campanha Janeiro Branco, CAPS realiza palestra sobre os cuidados com a saúde mental no 26º Batalhão da Polícia Militar


    Publicado em: 23/01/2024


Com o tema "Quando a gente ama, é claro que a gente cuida" , em alusão a campanha Janeiro Branco, foi realizada a palestra da psicóloga do CAPS Barbara Costa, que enfatizou a importância dos cuidados com a saúde mental e boas práticas junto aos policiais militares no auditório do 26º BPM em Açailândia.

O “Janeiro Branco” é uma campanha concebida em parceria com todos os profissionais da Saúde do Brasil para divulgar a importância de se cuidar da Saúde Mental.

A psicóloga do CAPS Dra. Bárbara Costa, destacou que a conscientização se faz imprescindível uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito.

“A importância de falar sobre saúde mental nos espaços públicos é porque a gente consegue levar cada vez mais conscientização de maneira mais clara, para tentar tirar um pouco do preconceito que foi construído sobre o cuidar da saúde mental e cuidar de si mesmo. A supervalorização das aparências, leva muitas pessoas tentar aparentar que está sempre bem, e que buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza. A prevenção e a promoção têm que acontecer em todos espaços para que evitar futuros agravos. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida”, disse Dra. Bárbara.

Segundo o tenente Patrício Braga, a palestra traz a visão do especialista da área de saúde mental dando um respaldo está ligada à qualidade de vida física e social do indivíduo. É importante porque traz a visão do profissional da área, principalmente para os policias militares que desenvolvem uma atividade bastante estressante. Sabemos que a polícia militar está diretamente na linha de frente de combate à violência e aos diversos tipos de criminalidade, então é natural que o policial precise de equilíbrio psicológico para desenvolver melhor seu trabalho. Participar destas palestras é importante pois podemos receber orientações e alertas de especialistas da necessidade de prevenção e cuidados para aqueles que por ventura vierem a necessitar de tratamento neste sentido”, finalizou.

 

ASCOM

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você