EM BENEFÍCIO DA MULHER AGRICULTORA FAMILIAR, SEAGRI E INCRA RENOVAM LINHA DE CRÉDITO ‘FOMENTO MULHER’

Publicado em: 10/04/2023

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, esteve hoje, dia 10 de abril, em reunião informativa   no Assentamento Califórnia com o propósito de prestar esclarecimentos e orientações sobre o programa Fomento Mulher para assentadas do Califórnia e Nova Conquista.

Cerca de 314 projetos desenvolvidos por mulheres assentadas foram apresentados para que possam ser instrumento de geração de renda. Com aprovação de 61 dos apresentados dos assentamentos Califórnia e Nova Conquista, injetando 305.000 nas duas áreas de assentamento, conforme estimativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.Segundo o secretário de Agricultura, Antônio Filho, os projetos apresentados pelas assentadas até o momento estão relacionados à montagem de granjas, horticultura, criação de suínos e apicultura.

“É notória a conquista de espaço do campo pelas de produtoras rurais, em razão da sua indiscutível liderança e pelas habilidades à frente de pequenas e grandes organizações. A SEAGRI reconhece que as mulheres possuem competências e pré-requisitos com grande potencial de desenvolvimento agrícola. A maior prova disso é a presença marcante das mulheres na agricultura familiar nos assentamentos”, pontuou Antônio Filho.

Cada família recebeu o crédito no valor de R$ 5 mil. Todas as trabalhadoras assentadas da reforma agrária atendidas por serviço de assistência técnica e extensão rural podem acessar o Fomento Mulher. Para isso é necessário que o cadastro esteja atualizado no INCRA e não ter recebido crédito apoio mulher anteriormente. São R$ 5.000,00 por mulher assentada em parcela única, com prazo de um ano para pagar, e juro de 0,5% ao ano. Ao pagar o crédito Fomento Mulher em dia e em uma única parcela a assentada tem um desconto de 80%, ou seja, dos R$ 5.000,00, a agricultora assentada paga somente R$ 1000,00, ao final de um ano.

A efetivação do Fomento Mulher em Açailândia foi possível graças à intervenção da Prefeitura Municipal, via Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, que trabalhou para tal parceria junto ao Incra. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Rua Benjamim Constant, nº 393, bairro do Jacu, das 08h às 14h, de segunda a sexta.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você