EDUCAÇÃO CONTINUARÁ COM PROJETOS VOLTADOS AO INCENTIVO À LEITURA NO ANO LETIVO EM 2023


    Publicado em: 03/04/2023


Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Educação, via Coordenação do Setor de Salas de Leitura, tem como meta promover a leitura junto aos alunos, pais, educadores e comunidades além de contribuir para a difusão, a reflexão e a melhoria das práticas de leitura literária no contexto escolar e em outros espaços.

A coordenadora do Setor das Salas de Leitura da SME, Lina Dalva Carvalho, reuniu-se com as mediadoras de leitura e supervisores para encaminhamento das ações de leitura do ano letivo 2023. O planejamento visa reforçar o aprendizado dos alunos, uma das frentes da Secretaria de Educação é o incentivo à leitura.

Planejar e dar a todos os direcionamentos de maneira a facilitar um dos principais objetivos do Projeto de Leitura da Rede Municipal de Ensino, que é levar os estudantes a criar uma intimidade entre os livros e si mesmos, facilitando uma experiência intelectual com diferentes autores e gêneros.

Repassadas todas as informações as mediadoras e supervisores escolares, a partir de maio, a Lina Dalva inicia as visitas nas salas de leitura para acompanhamento e validação das mesmas. São desenvolvidas várias atividades no decorrer de todo o ano. A cada bimestre os alunos leem vários livros. Todas as unidades de ensino participam e desenvolvem atividades que incentivam a leitura por meio de projetos coordenados pelas Salas de Leitura, ambientes pedagógicos que fomentam práticas literárias.

No final do ano, os estudantes participam do Projeto “Top 10 da Leitura”, nesta ação os alunos que leem a maior quantidade de livros em cada escola são premiados.  O principal objetivo dos projetos é atender ao anseio do aluno em querer aprender mais e fazer com que aqueles que não se interessam, passem a utilizar a leitura como forma de ampliar os seus horizontes, melhorar a oratória, a escrita e consequentemente, o seu desempenho escolar.

Todos os projetos são acompanhados pela Coordenação do Setor de Salas de Leitura. Para Lina, “Ler é direito de todos e a escola tem que fazer diferença e propicia às crianças o exercício desse direito. É importante salientar que a leitura não se trata, exclusivamente, de decodificar caracteres. Textos, filmes, peças de teatro, obras de arte também fazem parte do processo. Tenho muito a agradece a todos os educadores que contribuem para que esse momento aconteça”, disse.

 

ASCOM

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