Dia Nacional da Base Curricular

Publicado em: 10/12/2015

Professores, escolas da rede municipal e região realizaram um importante encontro na Escola Lourenço Galetti, obedecendo ao tema Dia Nacional da Base Curricular. Mais de cem educadores, entre escolas do município, estado e universidades participaram de uma forte mobilização para avaliar e discutir o texto preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os professores estarão discutindo e contribuindo com a construção dessa base, pois ela assegura os objetivos e direitos de aprendizagem dos nossos alunos de forma unificada em todo o país, e será um documento norteador para o trabalho de todos os profissionais da área educativa, afirmou a Secretaria de Educação, Maisa Vieira.

A mobilização envolveu educadores do Ensino Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental de toda a rede municipal e Ensino Médio da rede estadual. A proposta curricular busca a padronização de pelo menos 60% do currículo da educação básica, além de assegurar que todo estudante brasileiro tenha o direito à aprendizagem de conhecimentos fundamentais, com equidade em todo o sistema educacional, independente da esfera de ensino.

Estamos juntos para fazermos essa mobilização que é um chamamento do Ministério da Educação no sentido de elaborar propostas e esse é um momento muito importante para toda a educação, concluiu o Diretor da Unidade Regional de Educação, Bosco Gurgel. A BNCC será uma ferramenta que vai contribuir e orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.

A proposta é dividida em quatro áreas de conhecimento como linguagem, matemática, ciências humanas e ciências naturais. Essa é uma ação extremamente significativa para a melhoria da educação do município e do estado que é a nossa participação nos momentos de mobilização para conhecermos e discutirmos a base nacional, afirmou a coordenadora pedagógica, Rute Pereira.