Dia “D” de vacinação movimentou as Unidades Básicas de Saúde e praças de Açailândia

Publicado em: 07/05/2019

O objetivo da Prefeitura de Açailândia foi garantir que as pessoas que não conseguem se imunizar durante os dias de semana tenham uma oportunidade extra.

A Secretaria de Saúde de Açailândia realizou no último sábado (04/05), das 8h até as 17h, o Dia “D” de Vacinação contra o vírus da Gripe. No dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município abriram excepcionalmente para imunizar todos aqueles pertencentes ao público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Prefeito Juscelino Oliveira, essa ação acontece para beneficiar as pessoas que não dispõem de tempo para comparecer à uma das UBS da cidade durante a semana. “O Dia D é uma forma de conscientizar essas pessoas a buscarem a prevenção de doenças. É uma forma de facilitar os atendimentos ao povo. As pessoas que ainda não se vacinaram podem comparecer em qualquer UBS para receber a dose da vacina”, explica.

Seguindo orientação do prefeito Juscelino Oliveira, a Secretaria de Saúde também ofertou ao público-alvo postos volantes em localidades mais distantes da sede do município. Além de frentes de atendimento nas praças públicas como a “Pioneiro” e da “Bíblia”. A abertura oficial do Dia “D” aconteceu às 08:00h, na Unidade Básica de Saúde Dr. Dalvadísio Moreira dos Santos, no bairro Getat com a presença da secretária de saúde Kerly Cardoso.

“Com mais esse Dia “D” queremos facilitar o acesso do público alvo da campanha à vacina. Essa iniciativa integra as ações preventivas de saúde que vêm sendo colocadas em prática na nossa gestão, no sentido de garantir mais saúde e qualidade de vida para a população. Ficamos satisfeitos com o resultado e muito mais pela grande movimentação nos postos de saúde durante o sábado nos locais de vacinação”, disse a Secretária de Saúde, Kerly Cardoso, reforçando que a campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio.

De acordo o Ministério da Saúde, o público-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A gestão do prefeito Juscelino Oliveira, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado com diferentes estratégias para atingir a meta de vacinação contra a gripe que, no município é de 90% até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha nacional.
Por: Antônio Maria
Telefone: (99) 99224-3839
Equipe Ascom PMA – Antonio Maria, Carlos Rocha, Elton Oliveira,Geirlane Oliveira, Maurício, Santos, Quezia Gonçalves