DIA DA ÁRVORE É CELEBRADO COM PLANTIO DE MUDAS DE PLANTAS SILVESTRES E INÍCIO DO PROGRAMA JOVEM AGENTE AMBIENTAL

Publicado em: 21/09/2021

Em Açailândia, a celebração do Dia da Árvore, nesta terça-feira, 21 de setembro, foi dedicada à preservação do meio ambiente e principalmente pelo início da ação ambiental envolvendo estudantes no programa Agente Jovem Ambiental.

A grande mobilização em defesa da natureza é uma ação do Governo do Estado realizada simultaneamente em parceria com as prefeituras, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, dos 217 municípios maranhenses.

O objetivo maior da mobilização foi o início das atividades do Programa Agente Jovem Ambiental, com a entrega de kits do programa e cartões para os 2 mil alunos selecionados em todo o estado para desenvolver o projeto que tem como finalidade promover a inclusão de jovens maranhenses em ações socioambientais sustentáveis. Em Açailândia 35 jovens foram inclusos no programa.

Os jovens selecionados recebem a capacitação e atuação em ações socioambientais, dentro de seus municípios com o objetivo de despertar a cidadania ambiental no segmento juvenil, sob a coordenação técnica da Escola Ambiental do Maranhão e durante 12 meses o jovem participante recebe um auxílio financeiro no valor de 250 reais.

A ação aconteceu na Praça da Esperança (UPA) em Açailândia, contou com a presença do prefeito Aluísio Silva Sousa que destacou a importância da preservação do Meio Ambiente, bem como do Programa Jovem Ambiental. “Este é um momento em que precisamos refletir sobre a situação do Meio Ambiente. Hoje neste ato em defesa da natureza, estamos celebrando este dia muito importante para a humanidade fazendo a plantação e distribuição de mudas de Ipês, Açaí e entre outras mudas. Sempre devemos cuidar das árvores, elas representam vida para todos nós. Os Agentes Ambientais vão se tornar multiplicadores de opiniões, contribuindo e muito para a preservação do Meio Ambiente”, destacou Aluísio Sousa.

O Secretário de Meio Ambiente, José Melgaço, que esteve à frente da programação ressaltou a valorização e preservação do Meio Ambiente. “Nós do governo municipal estamos todos preocupados em promover ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente que é uma causa de preocupação municipal e de todo o planeta. Hoje estamos aqui nesta celebração ao Dia da Árvore e início das atividades do Programa Agente Jovem Ambiental, mobilização esta, promovida pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras de todo o estado, onde nesta ocasião vamos fazer o plantio de mudas de árvores e fazer a entrega do cartão Jovem Ambiental para 35 jovens de Açailândia que irão atuar juntos com as secretarias do município”, explicou Melgaço

O Pastor Heleno Feitosa Rodrigues, representante do Governo do Estado falou da ação ambiental destacando a preocupação com o meio ambiente. “Temos que estar sempre mobilizando os municípios, as pessoas, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Sem ele é impossível ter vida humana. E este é o nosso objetivo neste dia alusivo ao Dia da Árvore. O Estado sempre parceiro com os municípios e aqui com o prefeito Aluísio. E esta é o início de muitas outras ações que virão”, finalizou Pastor Heleno.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você

_______________________