Corpo de Bombeiros de Açailândia atua no auxílio às famílias isoladas em Piquiá de Baixo

Publicado em: 21/03/2020

Momentos de apoio ao próximo são oportunidades de aprendizado cívico e criação de laços de afeto. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC e Corpo de Bombeiros de Açailândia  participaram dos trabalhos de auxílio às vítimas das fortes chuvas no Piquiá de Baixo.

Juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, que é o órgão responsável pelo planejamento articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Proteção e Defesa Civil no âmbito do município, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º BBM) de Açailândia esteve monitorando as áreas de risco do município a fim de tomar medidas preventivas emitindo alertas à população.

De acordo com informação do Subtenente Miranda do 12º BBM, o comando é responsável por atender 9 (nove) municípios da região. São eles: Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, São Pedro D’água Branca, Vila Nova dos Martírios, São Francisco do Brejão, Buriticupu e Arame.

Conforme o Subtenente, com o rompimento da BR 222, a altura do Km 660, mais de 60 famílias ficaram desabrigadas e isoladas.

A mineradora Vale em parceria com a Prefeitura Municipal têm disponibilizado transporte gratuito 24 horas por dia aos moradores da região atingida pelas chuvas e que estão isolados na comunidade.

Na última terça-feira (16), estiveram reunidos representantes do DNIT, PRF, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, polo petrolífero e siderúrgico.

O tenente Hudson Ramon disse que após a reunião foi decidido que a liberação parcial da rodovia seria em um prazo de dois dias. No entanto, as chuvas têm dificultado os trabalhos. E a previsão para a liberação total é de até sete dias úteis.

Informou que no local mais baixo o nível das águas atingiu 1,10m e no ponto mais alto, 2,10m. Ressaltou ainda que a guarnição está de prontidão 24 horas por dia para atender a população.

A Prefeitura não tem medido esforços no intuito de amparar as famílias vitimadas pela enchente.

ASCOM - PMA