Coronavírus: a importância do isolamento social para evitar contaminações

Publicado em: 22/03/2020

O isolamento social é uma medida de segurança que deve ser adotada para evitar a propagação da doença.

Apesar das diversas orientações dadas à população durante o combate ao coronavírus, os moradores de Açailândia têm mostrado resistência em cumprir a determinação de isolamento. Moradores foram flagrados fazendo longas filas em supermercados, bancos, farmácias e casas lotéricas da cidade.

O isolamento social é medida crucial no combate ao coronavírus, pois a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. “O distanciamento só funciona se a maior parte da população levar a sério e cumprir as recomendações das autoridades de saúde”, alerta a prefeitura de Açailândia.

Para evitar que se eleve a curva de crescimento do número de casos do novo coronavírus, a recomendação é de isolamento ou distanciamento social para todos aqueles que puderem ficar em casa. Além disso, limitar as saídas apenas para ir ao mercado ou a farmácia, quando muito necessário, é a medida indicada para este momento de pandemia mundial.

Em Casa

É importante manter ambiente ventilado e não compartilhar com outras pessoas alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Deve sempre cobrir a boca ao tossir ou espirrar, higienizar as mãos frequentemente com sabonete e água ou álcool gel, evitar tocar a boca, nariz e olhos sem higienização prévia das mãos.

Vale destacar que as pessoas acima de 60 anos e pessoas com alguma doença de base como, por exemplo, diabetes, problemas cardíacos ou doenças respiratórias fazem parte do grupo de risco. Por isso a recomendação para que fiquem em quarentena é fundamental.

ASCOM - PMA