Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Covid-19 apresenta relatório dos resultados do contingenciamento contra o coronavírus

Publicado em: 01/04/2020

Em reunião no auditório da Associação Comercial de Açailândia, na manhã do dia 30 de março, o Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Covid-19 apresentou o RELATÓRIO SINTÉTICO SOBRE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA COM RESULTADOS DO CONTINGENCIAMENTO CONTRA O COVID – 19, ATÉ O DIA 27.03.2020 para empresários, membros do Ministério Público Estadual, da Polícia Militar e representantes da sociedade civil organizada.

O Secretário de Saúde, Linderval de Moura Sousa, apresentou as medidas que estão sendo tomadas no combate ao novo coronavírus (COVID-19). Como resultado das ações organizacionais, citou a Criação do Comitê Técnico de Gerenciamento da Pandemia COVID-19; a Elaboração do Plano de Contingência Municipal COVID-19; Notas Técnicas; os Procedimentos Operacionais Padrão – POP; e os Fluxogramas de atendimentos das UBS’s – Unidades Básicas de Saúde, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e do HMA – Hospital Municipal de Açailândia.

Explicou como está o procedimento de acompanhamento dos casos suspeitos e notificados, e neste sentido informou a todos que já esta em funcionamento em nosso município o Teleatendimento 24h disponibilizado à população para tirar dúvidas sobre o COVID-19, com números da TIM, OI, Claro e VIVO.

As enfermeiras Keydilane Sampaio e Rosália Sousa, representando o Comitê Municipal de Prevenção de Combate e Monitoramento ao COVID-19, entregaram aos presentes o Relatório Sintético sobre o Planejamento Estratégico do Município de Açailândia com Resultados do Contingenciamento Contra o Covid – 19, e fizeram apresentação do mesmo, explicando os dados.]y  bbb 8

Representando o prefeito de Açailândia, o Procurador Geral do Município, Renan Sorvos repassou a mensagem de preocupação do gestor municipal com a saúde, bem como com a economia local. Explicando que as medidas tomadas visam à proteção de toda população do município. “Tentamos buscar um equilíbrio, mas não podemos esquecer as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretária Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e muito menos do consenso mundial. Estamos agindo com muita responsabilidade e transparência e quero mais uma vez pedir a colaboração de todos e reforçar a necessidade de isolamento social, pedindo a todos que puderem que fiquem em casa”, ressaltou Renan.

Participou também desta reunião o Secretário de Indústria e Comércio e Turismo, Claudemir Viegas, que alertou sobre a importância de adotar as medidas de combate ao coronavírus, o isolamento social, para que o quanto antes, possamos voltar as atividades comerciais do município. “É desta forma que vamos conseguir controlar e manter um ponto de equilíbrio entre a vida humana e alguma atividade necessária pra manter emprego e renda na vida das pessoas. É preciso um ajuste fino, um controle muito detalhado do comportamento da população no comércio. É preciso que a população adote as recomendações com rigor, caso contrário, o prazo de isolamento pode ser muito mais extenso”, afirmou Claudemir.

Ao analisar a situação o prefeito Aluísio ponderou, “Há muito tempo que não vivemos um cenário tão desafiador como esse que o mundo vive agora. O momento é de unirmos forças e nos empenhar para que o impacto negativo seja o menor possível. Pode até parecer um filme, mas é uma realidade muito ruim. Estamos buscando meios de zelar pela população, é isto que estamos fazendo dia e noite. Não queremos sacrificar vidas. Vemos constantemente países que não levaram em consideração as recomendações e que hoje, amargam as consequências”, pontuou o prefeito Aluísio.

ASCOM - PMA

_______________________________________________________________________