CRAM REFORÇA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Publicado em: 29/08/2022

Durante todo o mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o Agosto Lilás. A campanha busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais.

Nesta segunda-feira, 29/08, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Municipal Assistência Social e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM, deu sequência nas ações da Campanha Agosto Lilás com palestra realizada em parceria com SESI, tendo como público os colaboradores da empresa Sítio da Serra, no município de Itinga do Maranhão.

A atividade contou com palestra com a temática da campanha de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, reforçando a ampla divulgação dos direitos femininos e as formas de denúncia, distribuição de panfletos informativos e teve como palestrante a advogada do CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Açailândia, Leia Oliveira, além de ginástica Laboral.

A advogada do CRAM, Leia Oliveira explica que as atividades desenvolvidas têm como objetivo divulgar informações sobre a Leia Maria da Penha e a rede de enfrentamento, enfatizando que é preciso entendermos o que é a violência contra a mulher, para buscarmos mecanismo de proteção.

“O combate à violência contra a mulher é um tema amplamente debatido, visto que o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo, no ranking de violência doméstica, então o debate deve permanecer sempre em pauta, reforçando ações o tempo todo, com foco na conscientização e divulgação dos serviços disponíveis para denúncias e atendimento, como o canal de denúncia 180, que funciona 24h todos os dias da semana”, pontuo Leia Oliveira.

Caso tenha sofrido ou presenciado algum episódio de violência contra a mulher, busque ajuda por meio dos seguintes canais:

• Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)
  • Disque 99 9 9168-3433 COPOM: a Polícia Militar deve ser acionada em casos de emergência.
  • Disque 180: o canal 180 é a Central de Atendimento à Mulher e recebe denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, a central funciona 24 horas, todos os dias da semana.
  • Centro de Referência da Mulher espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado e direcionado a mulheres e meninas vítimas de violência.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você