CONAFER visita Açailândia e destaca sucesso do Programa Mais Pecuária Brasil

Publicado em: 24/05/2024

O diretor nacional da CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), médico veterinário Yago Rodrigues, junto com a diretora regional Gabriela Vieira e o coordenador local Osmar Rabelo, realizou uma visita aos produtores rurais da localidade de "Pequiá dos Baianos" em Açailândia. O objetivo foi avaliar os resultados da terceira etapa do Programa Mais Pecuária Brasil.

A visita ocorreu na tarde de quinta-feira, 23 de maio, na fazenda "Milagres", propriedade de Maxwel Barroso Vieira, e contou com a participação de produtores como Valdir Paulo de Almeida (Fazenda Boa Sorte), Wilson Salestiano Silva (Fazenda Cajazeiras) e Denes dos Santos Mequita (Fazenda Santa Tereza). Todos estão envolvidos no programa governamental que visa melhorar geneticamente o rebanho bovino por meio da inseminação artificial.

O Programa Mais Pecuária Brasil oferece gratuitamente aos produtores de leite e criadores de gado da agricultura familiar novas técnicas e metodologias na criação de bovinos e na produção de leite, além de orientar sobre o melhoramento genético do rebanho. Durante a visita, Yago Rodrigues promoveu uma roda de conversa com os produtores para discutir suas impressões sobre o programa, possíveis melhorias e os resultados dos animais nascidos nas três etapas da inseminação artificial. Ele também verificou a qualidade dos bezerros nascidos entre março de 2023 e maio de 2024.

Rodrigues destacou o avanço do programa em Açailândia, elogiando a qualidade genética dos bezerros recém-nascidos. Ele agradeceu a parceria entre a CONAFER e a prefeitura de Açailândia, mencionando o sucesso do programa como um exemplo a ser seguido por outros municípios. A satisfação dos produtores e a seriedade da equipe da SEAGRI na condução do programa também foram ressaltadas.

Além disso, Rodrigues mencionou melhorias no processo de inseminação artificial, manejo e o uso do aplicativo "Mais Pecuária Brasil", já disponível para os produtores. Ele expressou grande satisfação com os resultados observados, afirmando que o programa está proporcionando alegria e retornos positivos aos produtores, além de um rebanho excepcional.

O Programa Mais Pecuária Brasil também alcançou sucesso no melhoramento genético com produtores rurais do Assentamento Santa Clara e Centro do Alcides, além da localidade "Pequiá dos Baianos".

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você