COMISSÃO JUVENIL REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA E APRESENTA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Publicado em: 26/10/2021

A Comissão Juvenil do Fórum DCA de Açailândia, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu, na sexta-feira, 22/10, no plenário da Câmara Municipal, representantes do governo municipal, respectivamente da Secretaria Municipal de Governo, de Educação, de Assistência Social, membros do COMUCAA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Polícia Militar e convidados para participarem da Audiência Pública que tratou da prestação de contas das ações referente ao ano de 2020, que por conta da pandemia do coronavírus só pôde ser realizada neste ano de 2021.

A audiência teve como objetivo apresentar a prestação de contas relativas às ações desenvolvidas por meio do projeto “Adolescente Inteligente, Protagonismo Permanente” financiado com recursos do FIA - Fundo da Infância e Adolescente.

A Comissão Juvenil é um grupo de jovens designado por Lei do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente para que haja protagonistas atuando na sociedade. O grupo realiza palestras nas escolas, além de incentivar crianças e adolescente a buscarem seus direitos e cumprirem com os seus deveres.

No evento, o prefeito Aluísio Silva Sousa, foi representado pelo Assessor Especial da Secretaria de Governo, Adriano Oliveira, que destacou a importância da apresentação do relatório, bem como do protagonismo juvenil.

“Este projeto é muito importante e desafiador pelo fato dos jovens estão sendo protagonistas de suas próprias existências e estão lutando contra um sistema que alicia e explora outros jovens. É muito importante também que o poder público apoie estas iniciativas e que esteja presente nas prestações de contas porque o dinheiro que movimenta os projetos é oriundo de recurso público, através do FIA, além do apoio do COMUCAA. Vale lembrar que o prefeito Aluísio está sempre presente e preocupado com os nossos jovens”, destacou Adriano.

A representante da SME - Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora do Programa Busca Ativa Escolar, Djara Vasconcelos falou sobre o trabalho do DCA. “A Comissão Juvenil realiza um belíssimo trabalho dentro de nossas escolas. Realizam palestras que ajudam bastante no diálogo com os jovens. A Comissão é de grande importância para o município no resgate de jovens em situação de vulnerabilidade e outras situações”, disse.

Por sua vez, a presidenta do COMUCAA, Ângela Márcia ressaltou que não poderia deixar de participar de evento da Comissão Juvenil que muito vem fazendo pelos jovens de Açailândia. “Jamais poderia ficar de fora de uma prestação de contas que envolve recurso público. Estar presente nesta Audiência Pública é fazer com que a tarefa esteja cumprida realmente. O Conselho faz o repasse do recurso e ele mesmo cobra e com cobrar? Se não estiver presente? Percebemos que o protagonismo juvenil está sendo muito atuante em Açailândia. Em todas as políticas públicas existe um representante. Isto é que faz valer que o recurso chegado até ao Fundo da Infância seja bem aplicado. O prefeito Aluísio está de parabéns em manter os repasse atualizados todos os meses”, pontuou Ângela Márcia.

“Estamos apresentando um documentário sobre todas as atividades realizadas, além do relatório financeiro de receitas e despesas, bem como das parcerias feitas em 2,020. Todos os anos acontece este procedimento. Por conta da pandemia da covid-19, só agora estamos fazendo a nossa prestação de contas das atividades e nossos gastos”, finalizou Maria do Amparo Sampaio dos Santos, coordenadora da Comissão Juvenil referente ao ano 2.020.

Fizeram parte da mesa de honra, Adriano Oliveira, (SEGOV), Ângela Márcia (COMUCAA), Gele Maria (SEMAS), Djara Vasconcelos (SME), Tenente ALEX (PMMA) e a adolescente protagonista, Secretária Executiva da Comissão Juvenil, Raylenna Mendes.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você

_______________________