COMISSÃO INTERGESTORES REGIONAIS SE REÚNE EM AÇAILÂNDIA PARA DISCUTIR MELHORIA NA SAÚDE E PREVENÇÃO AO COVID19

Publicado em: 21/06/2021

A Comissão Intergestores Regionais de Saúde dos municípios que integram a Região de Açailândia, subordinada à Gerência Regional de Estado da Saúde, estiveram reunidos no último dia 09 de junho, onde participaram da reunião ordinária da CIR/Açailândia para tratar de ações e dificuldades relacionados à saúde de cada município.

Durante a reunião os gestores presentes puderam apreciar uma série de apresentações acerca dos serviços de saúde, políticas de trabalho, serviços implantados e ações de financiamento que tem sido promovida na região.

Além disso, houve a oportunidade dos participantes debaterem sobre pautas inerentes à Região, como a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), recursos financeiros, instrumentos de Gestão, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde – Epidemiológica e Sanitária, distribuição de vacina, medidas de prevenção ao covid19 e cota de atendimento na Policlínica de Açailândia.
“ A CIR acompanha a saúde da população de uma região, bem como a distribuição de serviços. Por isso, estamos sempre reunindo para discutirmos cada ação, no que devemos melhorar e o que cada município carece. Hoje, tratamos sobre a questão da vacinação contra o coronavírus e sobre regras para um novo Decreto que deverá ser unificado entre os municípios”, ressalta Lucilene Morais, coordenadora do CIR.

Na oportunidade, trataram também do projeto que tem como finalidade a construção de um Centro de Reabilitação, como destacou o Secretário Municipal de Saúde de Açailândia, Linderval de Moura.
“Estamos discutindo sobre a padronização do Decreto no combate ao covid19 e desta forma os oito municípios tenha um Decreto que deverá seguir uma forma única de trabalhar e acompanhar simultaneamente as ondas do novo coronavírus. Outra pauta debatida foi sobre a proposta inserida junto ao Ministério da Saúde para aquisição e construção do Centro de Reabilitação para Açailândia e região’, finalizou Linderval de Moura.