COM O TEMA: “NO TRÂNSITO ESCOLHA A VIDA”, FORAM INICIADAS AS ATIVIDADES ALUSIVAS À SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO EM AÇAILÂNDIA

Publicado em: 18/09/2023

Uma cerimônia realizada na manhã de segunda-feira,18/09, no auditório da SMT – Superintendência Municipal de Trânsito, marcou o início das atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito, que acontece no período de 18 a 25 de setembro, com o tema “No Trânsito Escolha a Vida”, objetivando conscientizar e mobilizar condutores e pedestres de Açailândia sobre a importância de um trânsito mais seguro.

A ação é uma iniciativa do DETRAN/MA, via 11ª. CIRETRAN – Circunscrição Regional de Trânsito, em parceria com a Prefeitura de Açailândia, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito. A solenidade de abertura contou a presença de representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, a exemplo da Polícia Militar, CEA – Centro Empresarial de Açailândia, Rotary Clube, Auto Escolas e Câmara Municipal de Vereadores, além de agentes de trânsito.

Na ocasião, o superintendente Saulo Gigante, falou sobre o tema deste ano e o trabalho desenvolvido pela gestão municipal para garantir uma sociedade mais consciente em relação à responsabilidade no trânsito. Segundo ele, a campanha terá diversas atividades educativas em escolas, empresas, praças, ruas, avenidas e em faixas de pedestres, além de outros pontos estratégicos da cidade, nos bairros de trânsito mais intensos, como Bom jardim, Laranjeiras, Jardim de Alah, Vila Ildemar e Piquiá.

“O objetivo é promover uma reflexão sobre a forma como as pessoas se deslocam nas vias da cidade e os problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da população, além disso, a campanha abordará ainda, a necessidade da adoção de comportamentos individuais seguros, visando a segurança de todos no trânsito, bem como preservar vidas, por meio das ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros”, ressalta  Saulo Gigante.

Representando a Câmara Municipal de Açailândia, o vereador e advogado Thiago Oliveira, ressaltou a importância do evento e da conscientização no trânsito. “É uma ação muito importante. Somos sabedores que o legislativo é uma instituição que sempre que necessário, cobra a melhoria no trânsito junto a Departamento de Trânsito do Município, ao DETRAN e ao Estado. Por outro lado, a semana de conscientização no trânsito é de suma importância para a população, principalmente aos condutores de veículos e pedestres, quanto a preservação de acidentes” fortaleceu o vereador.

O cronograma da programação segue com panfletagem na terça-feira,19/09 a partir das 09h00 na Avenida Santa Luzia.

20/09 - Panfletagem às 17h00 no Piquiá

21/09 - Panfletagem nos bares, praças e lanchonetes às 19h00

22/09 - Panfletagem às 09h00 na Avenida Alexandre Costa- Vila Ildemar

23/09 - Encerramento com a realização do 3º Passeio Ciclístico. Inscrição: 2kg de alimentos não perecíveis na Matriz Sports, localizada na Rua Dorgival Pinheiro, Ciclista Bodim, 11ª. Ciretran, Avenida Bernardo Sayão e na SMT – Superintendência Municipal e Trânsito, Rua Tocantins, Jardim América.

Entrega das Camisetas dia 22/09 na Matriz Sports – Rua Dorgival Pinheiro, Centro.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você