CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR É INAUGURADO PELA PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA

Publicado em: 22/05/2023

de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que vai ficar sediado no prédio da Vigilância em Saúde, na Rua Maranhão, 1555, no bairro Cikel.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas.

O superintendente da Vigilância Sanitária do Estado, Edmilson Diniz, frisou a importância do serviço lançado. “Hoje estamos inaugurando o 5º CEREST Regional do Maranhão. É uma estrutura que vai servir a toda região de Açailândia, que vem contemplar a ampliação da politica de saúde do trabalhador no estado do Maranhão, visto que Açailândia tem um amplo parque produtivo, a gente precisa também ter um olhar pra esses trabalhadores e trabalhadoras daqui desta região, para orientar sobre os processos produtivos e sobre a ambiência de trabalho, reduzindo agravos e adoecimentos decorrentes da atividade laboral deles”, destacou.

A Regional de Açailândia atende 08 (oito) municípios, entre eles estão: Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios. O serviço beneficiará todos os municípios da Regional de Açailândia e foi lançado na sede de Vigilância em Saúde. A expectativa é realizar atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O secretário Municipal de Saúde, Dr. Johnathas de Oliveira, falou sobre a felicidade de está inaugurando esta unidade do CEREST em nossa cidade. “Hoje, nós temos a felicidade da nossa cidade está sendo contemplada com mais este serviço na área de saúde, onde esperamos que com essa estrutura nova, com equipe multiprofissional completa possa prestar um serviço de excelente qualidade aos trabalhadores de Açailândia e de nossa região”, disse.

A iniciativa é da Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, por meio Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Vigilância em Saúde.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você