CAMINHADA CHAMA ATENÇÃO PARA O DIA NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em: 18/05/2023

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, na data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), e o Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, promoveu uma caminhada de de mobilização contra a violência sexual.

Esta ação marcou o encerramento, na manhã desta quinta-feira,18/05, das atividades em alusão ao Dia Nacional de Conscientização ao Combate à Violência e Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes e da Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Açailândia (COMUCAA), o Conselho Tutelar (CONTUA), a Promotoria da Infância, Juventude, AEPETI, Secretaria Municipal da Mulher (SMM), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e a Polícia Militar, em uma grande parceria.

A concentração aconteceu por volta das 08h00 na “Prainha do Jacu”, com a participação de alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Açailândia, acompanhados de seus professores e servidores da Assistência Social, bem como da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, o Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A caminhada, guiada pela viatura da Ronda Escolar, seguiu pelas principais ruas do bairro Jacu e Vila Maranhão. O encerramento ocorreu na Praça da Bíblia com o pronunciamento de autoridades e organizadores do evento.

A Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, sob o Tema: “Faça Bonito, Proteja Nossa Crianças e Adolescentes”, teve Início no dia 09 de maio e contou com blitz, entrevistas em rádios e palestras em escolas da rede pública, privada e órgãos públicos e privados.

Busca sensibilizar e orientar a sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, promovendo atividades de mobilização com foco na prevenção e divulgação do Disque Direitos Humanos- o Disque 100 e também o Conselho Tutelar ou a Polícia Militar para denúncias de violência.O objetivo da ação é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente o de crescerem saudáveis e livres do abuso e da exploração sexual.