Alunas do Programa Mulheres Mil participam de curso de Produtora de Derivados do Leite

Publicado em: 09/02/2024

Ontem (08/02), iniciaram as aulas do Curso de ‘Produção de Derivados do Leite, do Programa Mulheres Mil, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal da Mulher.

A atividade foi marcada pela fala de abertura da diretora de Desenvolvimento Educacional do IFMA - Campus Açailândia, Suzenilde Costa Maciel, explicando que a oferta de cursos por meio do programa Mulheres Mil se une ao compromisso da instituição em ampliar os acessos da população à formação profissional.

Segundo Suzenilde, "O Programa Mulheres Mil é um programa do Governo Federal, voltado justamente para capacitação e qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade. Esse curso de Produtora de Derivados do Leite condiz com a realidade local, agregando potencial das nossas mulheres açailandenses e despertar o potencial empreendedor que cada mulher tem”, .

Durante o Módulo serão abordados temas extremamente importantes como objetivo da pasteurização do leite, boas práticas de fabricação, acondicionamento adequado dos produtos, higiene do manipulador, identificação do produto, aproveitamento da matéria prima e insumos, ou seja, a utilização dos insumos próprios da região, assim como, novos ingredientes que fazem parte dos alimentos com alegação de propriedades funcionais.

Para Valéria Sousa, secretária da Mulher, a aula inaugural do Mulheres Mil é mais um passo que integrar um conjunto de ações de políticas públicas que visam à inclusão educacional, social e produtiva de mulheres a partir de 18 anos de idade em contexto de vulnerabilidade socioeconômica.

“É sempre um privilégio estarmos junto com o IFMA em ações que visam à inclusão educacional, social e produtiva. O nosso propósito sempre é buscar contemplar todas as mulheres, a partir de um olhar humanizado e multiplicador. Agradecemos essa parceria que privilegia a formação das mulheres de Açailândia”, ressaltou Valéria.