Açailândia sedia encontro de Conselheiros Tutelares da região

Publicado em: 21/09/2017

O município de Açailândia sedia de 20 a 22 de setembro, o XIX – ENCONTRO DE CONSELHEIROS TUTELARES DA REGIÃO TOCANTINA. O evento é uma iniciativa da Associação de CTS do Estado do Maranhão, (ACECTMA), presidido pelo açailandense Raimundo Rodrigues da Silva, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, além da prefeitura de Açailândia através da Secretaria de Assistência Social.

Os trabalhos tiveram início oficialmente na última quarta-feira,20, às 20h00, no Auditório do Salão Paroquial da Igreja São Francisco e conta com a participação de municípios da região sul/tocantina, Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Açailândia, sociedade civil organizada e secretarias do município.

O seminário vem com o tema “Desafios dos Conselheiros Tutelares no Sistema no Sistema de garantia de Direitos e tem como principal fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes – SGD/CA, além da formação continuada em direitos humanos para Conselheiros Tutelares e de direitos da Criança e adolescente, Assistência Social, Saúde, Educação e outros atores dos eixos da Promoção, Defesa e Controle Social do SGD/CA.

Como palestrante, o renomado Procurador Federal Dr, Edson Seda, um dos relatores do Estatuto da Criança e do Adolescente, escritor de várias obras (livros) voltada para operadores do Sistema de Garantia de Direitos. Pela primeira a sumidade palestra no Maranhão, na cidade de Açailândia.

Foram convidados à composição da mesa de honra, o presidente da ACECTMA, Raimundo Rodrigues, Ângela Márcia(COMUCAA), Zetinha Sampaio(SEMAS), Maysa Vieira (SEDUC), Dra. Adélia Carvalho (OAB), Rony Costa (Finanças ACECTMA) e os jovens Moisés (Comissão Juvenil) e Valéria Silva, esposa do Vice-prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa e Silva

O prefeito Juscelino Oliveira, foi representado neste evento pela Secretária de Assistência Social Zetinha Sampaio, que em entrevista, ressaltou que o município de Açailândia possui um Conselho que é destaque e referência em todo o Maranhão. “Este evento vai proporcionar mais conhecimentos a todos os participantes. Quero aproveitar para agradecer ao prefeito Juscelino Oliveira, pelo apoio dado ao evento, principalmente ao Conselho Municipal que está fortalecido e bem mais assistido em sua administração.

Além de Açailândia, participam do encontro os municípios de Itinga do Maranhão, Fortaleza do Nogueiras, Carolina, Estreito, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Senador La Rocque, Gov. Edson Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, São Francisco do Brejão, Santa Luzia, Buriticupu, São Luís, Cajarí, Vitória do Mearim e Caxias.

ASCOM-PMA – Por: Antonio Maria