Açailândia recebe visita técnica da SES - Secretaria de Estado da Saúde

Publicado em: 07/03/2024

No dia 07/03, a equipe da Secretaria de Saúde de Açailândia, sob a coordenação do Dr. Johnathas de Oliveira, recebeu uma visita técnica feita pelas representantes da SES - Secretaria de Estado da Saúde, Maria Domingas Pereira, Maria do Amparo Cardozo e Silvia Cristina Lima. O encontro foi realizado na sede da SEMUS e marcado por um importante passo para o município, que ao selecionado para integrar o grupo de cidades brasileiras que buscam o reconhecimento, através do Selo de Boas Práticas e Certificação para Eliminação da Transmissão Vertical de ISTs/HIV.

O Processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa reconhecer e incentivar e boas práticas nos municípios brasileiros, que já demonstram efetividade em ações de Vigilância em Saúde, especialmente no combate à transmissão de ISTs/HIV de mãe para filho. O objetivo é aprimorar os processos de trabalho para garantir um acompanhamento ainda mais eficaz dessa população específica, assegurando o acesso a medicamentos, insumos e serviços.

Também possibilita a obtenção de Selos de Boas Práticas para municípios com mais de 100 mil habitantes que tenham alcançado indicadores e metas de impacto e processo próximos da eliminação, bem como o cumprimento de prerrogativas mínimas nos quatro eixos: vigilância; capacidade diagnóstica; programas e serviços; e direitos humanos e participação da comunidade.

Açailândia receberá assessoria técnica especializada para otimizar as ações de assistência à saúde das gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/Serviço de Atendimento Especializado. O CTA desempenha um papel fundamental ao oferecer testes de detecção de ISTs, aconselhamento, distribuição de preservativos, além de consultas e acompanhamento por uma equipe multiprofissional.

Participar dessa iniciativa faz parte do planejamento da SEMUS - Secretaria de Saúde Municipal e reforça o compromisso de garantir o acesso à saúde sexual e reprodutiva para toda a população de Açailândia.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você