Açailândia realiza II Fórum Comunitário do Selo UNICEF e avança em resultados e oportunidades para crianças e adolescentes

Publicado em: 27/06/2024

A Prefeitura de Açailândia, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUCAA), realizou na manhã de terça-feira, 25 de junho, no auditório do Centro Empresarial de Açailândia (CEA), o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2021-2024. O evento teve como objetivo apresentar resultados e prestar contas das atividades realizadas nos últimos três anos, beneficiando crianças e adolescentes, além de discutir novas propostas e iniciativas.

O prefeito Aluísio Sousa, impossibilitado de comparecer devido a outros compromissos, foi representado pela chefe de gabinete, professora Rosa Nascimento. Em seu pronunciamento, Rosa destacou o comprometimento do prefeito Aluísio em colocar o município nos trilhos e seu empenho em relação às políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. “O Termo de Adesão ao Selo UNICEF demonstra o empenho da Rede Municipal de Proteção a Crianças e Adolescentes na implementação de políticas públicas necessárias para garantir direitos e qualidade de vida para a infância e adolescência”, afirmou Rosa Nascimento.

Maria Cristina Silva, presidente do COMUCAA, ressaltou que o Selo UNICEF incentivou o município a apresentar importantes indicadores de progresso. “Açailândia tem avançado significativamente na implementação de políticas de direitos da criança e do adolescente. É um trabalho intersetorial que envolve assistência social, saúde, educação, Conselho de Direitos, Conselho Tutelar e Segurança Pública, melhorando a vida das crianças e adolescentes. Estamos confiantes de que seremos certificados novamente”, disse Maria Cristina.

A articuladora do Selo UNICEF em Açailândia, Maria Lucena, enfatizou a importância do segundo Fórum Comunitário. “Este evento é crucial para fortalecer a participação social e garantir a implementação de políticas públicas efetivas, impactando positivamente a vida das crianças e adolescentes de Açailândia. Também reforça o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento integral da juventude”, concluiu Lucena.

O fórum contou com a presença de diversas autoridades e representantes, incluindo a chefe de gabinete, Rosa Maria do Nascimento; a secretária de Assistência Social, Patrícia Giroto; a secretária de Educação, Karla Nascimento; a secretária da Mulher, Valéria Aquino; membros do Conselho Tutelar; o jovem Augusto, representante da Comissão Juvenil; e crianças e adolescentes do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH), que realizaram apresentações culturais. Durante o evento, oito grupos de trabalho debateram os resultados alcançados em cada Resultado Sistêmico.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você